Anuncie aqui
Anuncie aqui

Governo de SP firma acordos com Agência de Cooperação Internacional do Japão

Agronegócio, meio ambiente, segurança pública e defesa civil receberão apoio tecnológico e financeiro da agência japonesa

O Governador João Doria iniciou a agenda de compromissos da Missão Japão na manhã desta terça-feira (17), em Tóquio, em reunião com o Vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Koshikawa Kazuniko. No encontro, foram fechados novos acordos de cooperação nas áreas de agronegócio, meio ambiente, segurança pública e defesa civil. O convênio começa a ser desenvolvido já na próxima semana.

Anuncie aqui

“Esse encontro teve resultado bastante positivo. O Japão tem muita experiência em técnicas de salvamento, face a terremotos e situações que enfrenta relacionadas ao clima, e receberá representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros paulista para troca de experiências. Vamos aprender com quem entende muito sobre o tema. Em segurança pública, representantes da Polícia Militar terão acesso a tecnologia e equipamentos japoneses para aperfeiçoar o trabalho que já é feito em São Paulo”, disse Doria.

Prioridades para a agência japonesa, os projetos paulistas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável também receberão atenção especial. “A ideia é incrementar programas para despoluição dos rios Tietê e Pinheiros e de preservação da Mata Atlântica”, declarou o Governador.

“Já temos projetos de cooperação com o Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, nas áreas de fornecimento de água e saneamento básico. Vamos aumentar essa cooperação para despoluição dos rios com novas tecnologias”, completou o Vice-presidente da agência japonesa.

Agronegócio e infraestrutura

Doria também discutiu projetos para incrementar os setores de agronegócio e infraestrutura com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e a Sojitz Corporation, trading japonesa focada em agricultura, máquinas e projetos de infraestrutura, durante encontro com Satoshi Awaya, CEO da companhia.

“A Agência de Cooperação abriga centenas de empresas de pequeno e médio porte que representam 80% da economia do Japão. O país é um grande consumidor dos produtos brasileiros. São Paulo exporta grãos, proteína animal, suco de laranja, álcool, açúcar e etanol. A Sojitz, no Brasil, é sócia majoritária da Braskem. Esperamos apoio para o agronegócio e nossos projetos de infraestrutura”, afirmou Doria.

Mais cedo, no encontro com o Presidente do Japan Bank for Internacional Coooperation, Nobumitsu Hayashi, a delegação paulista apresentou o plano de desestatização do Governo de São Paulo. Atualmente, o Estado tem 21 grandes projetos de concessão e PPPs (parcerias público-privadas) em andamento, com potencial de investimentos da ordem de R$ 40 bilhões.

São Paulo e Japão

Desde 1973, o Governo de São Paulo já assinou 21 acordos de cooperações com o Japão em setores variados como segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação, entre outros.

No Brasil, a comunidade japonesa conta com mais de 1,6 milhão de pessoas. Desse total, 1 milhão vive no estado de São Paulo. A cidade com o maior número de japoneses fora do Japão é a capital paulista, com mais de 350 mil. Já os cidadãos brasileiros no Japão são cerca de 180 mil, segundo dados tabulados em 2014.

A presença industrial e empresarial japonesa em São Paulo abrange os setores automotivo, eletroeletrônico, construção imobiliária, financeiro, transportes, produtos químicos, consultoria e outros. Yamaha Motor, Toyota, Sony, Nissan, Mitsubishi e Epson são algumas das empresas em destaque.

Polos de desenvolvimento

O Governo do Estado promoveu a criação de 12 polos de desenvolvimento econômico neste ano. O objetivo dos polos é incentivar o aumento da produtividade da indústria com atração de investimentos e geração de emprego e renda, reunindo políticas para determinados setores produtivos em cada região geográfica de São Paulo.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Não se Cale: fiscalização começa a partir de abril em estabelecimentos de São Paulo

Capacitação de funcionários para atendimento a mulheres é gratuita e obrigatória; inscrições estão abertas. O Governo de SP alerta que...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Suspeito de assalto morre em confronto com equipe do BAEP durante...

Ação policial resulta em fatalidade após roubo de veículo; BAEP age com precisão em operação de alto risco.   Na noite de 12 de março de...

Cinco irmãos adotados por casal gay em Rio Claro recebem certidão...

Documento encerra com final feliz uma história que teve morte de um dos pais em Rio Claro, ajuda do apresentador da Globo Luciano Huck...

Polícia Rodoviária Militar prende suspeito de abigeato e apreende carga irregular...

Ação conjunta resulta na captura de indivíduo com histórico criminal e na apreensão de carne bovina e munições. Em uma ação conjunta entre equipes da...
Anuncie aqui

Vinicius Bueno de Moraes Araujo de Oliveira, 19 anos, foi assassinado...

Mais uma vida ceifada pela violência em Rio Claro enquanto autoridades se mobilizam para esclarecer o crime. Na noite deste sábado (9), por volta das...

Baile da Ressaca do Carnaval Rio-clarense: Celebração da Alegria e Solidariedade...

"Última Chance: Garanta seu Abadá e Participe da Festa Beneficente em Apoio ao Lar Bethel" Após o frenesi do Carnaval, o desejo por mais festa...
Anuncie aqui