Anuncie aqui

Números do ano passado mostram queda em relação a 2018. Colaboração de motoristas é essencial.

Quase 53 mil metros quadrados de sinalização de trânsito foram pintados nas vias públicas de Rio Claro no ano passado. O número integra balanço divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (20), com dados relativos ao trânsito no município.

Além da pintura de solo, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário providenciou a implantação de quase 2.300 placas de trânsito no ano passado, quando Rio Claro registrou queda no número total de acidentes de trânsito na área urbana: 2.115 contra 2.289 em 2018.

Anuncie aqui

A quantidade de mortes no trânsito também diminuiu. Foram 30 no ano retrasado e 25 no ano passado, sendo que em 2019 a maioria do acidentes fatais, 15, aconteceu nas rodovias e em 2018 a maior parte foi registrado na região urbana – 18.

“Estamos trabalhando para continuar reduzindo esses números”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Nossa principal preocupação é investir no trânsito para preservar vidas. E reiteramos nosso pedido para que os motoristas respeitem as leis e a sinalização”, acrescenta.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, um bom indicativo do município sobre o trânsito é a redução de acidentes naquele que era o ponto mais crítico da cidade nesse setor, o cruzamento da Avenida Visconde do Rio Claro com a Rua 14. “Ali os acidentes caíram 43%, passando de 37 em 2018 para 21 no ano passado”, informa Bellagamba. “A segurança no trânsito é uma construção de todos nós, poder público, condutores e pedestres, por isso precisamos nos manter atentos e comprometidos ininterruptamente com a redução de acidentes de trânsito”, salienta.

“As ações da prefeitura para reduzir os acidentes de trânsito incluem forte ação educativa, com palestras e teatro abrangendo público que vai de crianças à terceira idade”, esclarece o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques. Entre 2018 e 2019 foram atendidas 13.227 estudantes com o teatro infantil do programa Guarda Educacional (Geduc). Outras 2.884 pessoas assistiram palestras sobre trânsito, sendo 453 da terceira idade, em um total superior a 16 mil pessoas atendidas.

O município também está investindo na implantação de semáforos, melhorando o trânsito em cruzamentos que eram perigosos. Exemplos recentes são a Rua M-4 com Avenida M-23, no Grande Cervezão, Rua 5 com a Avenida 2; Rua 1 com Avenida 7; Rua 14 com Avenida 5;  Avenida Tancredo Neves com a Rua 18.

Anuncie aqui