Anuncie aqui
Anuncie aqui

Ipem-SP encontra irregularidades em 14% das lojas que vendem eletrodomésticos voltados à beleza

Em ação realizada na capital, ABC paulista e interior, foram fiscalizadas 137 lojas e verificados 8.794 produtos

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, realizaram no período de 4 a 8 de novembro a operação especial “Que Beleza”, com o objetivo de analisar a presença do selo do Inmetro em eletrodomésticos voltados à beleza.

Anuncie aqui

Durante a ação, realizada no comércio na capital, ABC paulista e interior do estado de São Paulo, foram verificados 8.794 produtos. Deste total, 209 (2,4%) estavam irregulares, levando à autuação dos comerciantes e fabricantes. Ao todo, fiscais do instituto visitaram 137 estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte e 19 (14%) continham irregularidades.

Além da capital, a ação também foi realizada nas cidades de Araçatuba, Bauru, Birigui, Catanduva, Guararapes, Olímpia, Penápolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, e Valparaíso.

A presença do selo do Inmetro foi analisada em produtos como aparelho para permanente de cabelo, barbeador elétrico, chapa elétrica (prancha, chapinha alisadora), depilador elétrico, ferro elétrico de enrolar cabelo, máquina elétrica de corte de cabelo e secador de cabelo. O selo é a garantia de que a mercadoria está de acordo com as normas de segurança e deve ser encontrado tanto nas embalagens quanto no corpo dos produtos. Também é obrigatório o símbolo de proibição de utilização dos produtos em água.

O selo evidência que esses produtos possuem requisitos essenciais de segurança como: não permitem o choque elétrico, o aquecimento de partes capazes de queimar a mão do usuário, a fiação interna e o cordão de alimentação são adequados para o bom funcionamento do produto, os materiais utilizados não propagam fogo. Além da parte de segurança, também é evidenciada se a potência declarada no produto é válida e a resistência mecânica em caso de quedas eventuais. Em secadores de cabelo também é necessário a presença do selo ruído, que informa o nível de potência sonora do eletrodoméstico.

“Nossas equipes trabalham de maneira intensa para coibir irregularidades e proteger o consumidor nas suas relações de consumo. Nesta operação, por exemplo, foi verificado a existência do selo do Inmetro nos produtos, uma garantia que esses itens passaram por diversos ensaios, devido ao processo de certificação, tornando-os seguros para quem for utilizá-los”, explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.

Capital

Na capital paulistana foram analisados 1.039 produtos e encontradas irregularidades em 36 (3,5%). No total, os fiscais do Ipem-SP visitaram 21 estabelecimentos e encontraram erros em 2 (10%).

Interior

No interior foram analisados 7.755 produtos e encontradas irregularidades em 173 (2,2%). No total, os fiscais do Ipem-SP visitaram 116 estabelecimentos me encontraram erros em 17 (15%).

As irregularidades encontradas envolviam a falta do selo do Inmetro. Os estabelecimentos comerciais com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentação da documentação de procedência e posteriormente apresentarão a defesa junto ao IPEM-SP. As multas podem variar de R$ 800 a R$ 30 mil, dobrando em casos de reincidência.

Acesse https://bit.ly/2r0Sz2O para conferir as irregularidades encontradas na capital e https://bit.ly/35nrwOf no interior.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Projeto estimula prática da leitura e escrita em Rio Claro

Projeto é realizado por meio do ProAC, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen. Rio Claro foi a cidade escolhida...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Operação Policial em Rio Claro: Receptação e Tráfico de Drogas Resultam...

Ação da Polícia Militar culmina na detenção de indivíduos envolvidos em crimes de receptação e tráfico de entorpecentes na cidade. Na madrugada desta terça-feira (18),...

PM encontra ‘casa bomba’ e apreende 100 kg de cocaína na...

No local foram apreendidos materiais para refino da droga, balanças de precisão e uma prensa. A PM chegou até o local após receber informações sobre...
Anuncie aqui