Anuncie aqui
Anuncie aqui

Ipem-SP orienta população sobre a utilização de táxi

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo é o órgão público responsável por fiscalizar instrumentos de medição, como o taxímetro

Com a facilidade de locomoção, está cada vez mais prático e barato andar pela cidade. Com os aplicativos e a prática de preços mais acessíveis, muita gente passou a usar táxis com frequência. “Eu sempre vejo o valor da corrida antes de ir trabalhar. Geralmente vale mais a pena pegar um táxi, dependendo da distância o valor é o mesmo do transporte público”, conta a nutricionista Ludmilla Guimarães.

Anuncie aqui

Entretanto, é importante que o usuário do serviço fique sempre atento a algumas regras importantes. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é o órgão público encarregado de fiscalizar instrumentos de medição, como os taxímetros. Vinculado à Secretaria da Justiça, a entidade dá dicas de como acompanhar a tarifa das suas corridas de táxi e pagar o valor exato do serviço.

O serviço de táxis é regulamentado pelas prefeituras municipais. Os municípios com menos de 50 mil habitantes não são obrigados a terem taxímetros. Nessas cidades o serviço de táxi é controlado apenas pela Prefeitura. Já nas que possuem mais, o uso é obrigatório (Lei Federal 12.468 de 26/08/2011 regulamenta a profissão de taxista).

O taxímetro é um instrumento que mede a distância que o táxi percorre, e o tempo que o veículo fica parado. A cada quilômetro percorrido uma fração monetária é registrada e computada pelo taxímetro, que também computa e registra fração monetária em função de um intervalo predeterminado de tempo, quando o táxi está parado no trânsito.

Para que essas medições sejam corretas, é obrigatório submeter o taxímetro ao controle metrológico do Ipem-SP, que é o processo de verificação do instrumento para ver se ele está medindo corretamente e indicando corretamente os valores correspondente.

De acordo com o Superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, a verificação é feita uma vez ao ano, ou sempre que a prefeitura altera o valor da tarifa. “Após agendamento, o táxi comparece a um dos postos de verificação metrológica do Ipem-SP, onde é submetido a ensaios de distância percorrida (registro da fração monetária) e tempo. Caso sejam encontrados erros superiores aos tolerados o taxista é autuado e recebe notificação para reparar o taxímetro em oficina autorizada pelo Ipem-SP”, explica.

O taxímetro que estiver bem conservado, instalado corretamente e que apresentar desempenho metrológico correto é aprovado e recebe um lacre amarelo e a marca de verificação do Inmetro (um selo holográfico adesivo) com o ano de validade.

Confira algumas dicas:

1- Deve-se observar a placa do veículo.Táxis não podem angariar passageiros em outros municípios onde estão registrados.

2- Deve-se observe a presença do lacre no taxímetro (que deve estar intacto) e do selo holográfico do Inmetro com o ano de validade. Lacre rompido, ausência do selo do Inmetro ou fora do ano de validade pode significar taxímetro adulterado.

3- O taxímetro deve ser ligado, sempre, na presença do passageiro.

4- Não se deve aceitar corridas com valor combinado (corrida tratada) em táxis que utilizam taxímetros.

As “bandeiras” (1 ou 2) implicam em valores diferenciados. As prefeituras estabelecem os dias e horários de operação das bandeiras. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a bandeira 1 é cobrada entre 6h e 20h, e a bandeira 2 é cobrada entre 20h e 6h do dia seguinte, e também nos domingos e feriados.

O valor das tarifas dos táxis é determinado pelas prefeituras municipais. Algumas prefeituras autorizam os táxis a cobrarem um acréscimo sobre o valor da corrida, quando esta se destina a outro município. É recomendável informar-se sobre todos esses valores nas prefeituras.

Gambaroni completa: “No caso de suspeita de adulteração do taxímetro alta de lacre, selo do Inmetro ou valor da corrida muito acima do habitual) deve-se denunciar à ouvidoria do Ipem-SP. O telefone é 0800 013 0522 e também ao departamento de trânsito do município. É fundamental anotar a placa do veículo e, se possível, pedir recibo do valor da corrida, onde normalmente constam os dados do táxi.”

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui