Anuncie aqui
Anuncie aqui

“Momo”, entenda a polêmica

Especialistas alertam pais a não compartilharem vídeos sobre o desafio da boneca Momo

Após provocar pânico pelo WhatsApp, o desafio da boneca Momo está de volta. Pais estão desesperados, porque vídeos aparentemente inocentes no YouTube Kids estariam ressuscitando a Momo. A boneca, que nasceu como um perfil bizarro no WhatsApp, interrompe cenas em que crianças estão brincando para dar instruções de como se matar cortando os próprios pulsos e como usar objetos cortantes para atacar familiares.

Anuncie aqui

A preocupação dos pais nasceu após um alerta ter sido disparado por uma corrente que circula no WhatsApp e o assunto ter repercutido em blogs. Ninguém, porém, compartilhou links do vídeo no YouTube ou mesmo no YouTube Kids.

Para especialistas, a divulgação dos pais está aumentando ainda mais o pânico.

Em resposta à revista Crescer, nesta segunda-feira (18), o departamento de comunicação do YouTube Kids escreveu, em nota:

“Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids”.

“Até agora, parece haver um grande pânico, e ao compartilhar o conteúdo as pessoas aumentam (o alcance) do tema”

afirmou Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de educação da ONG Safernet, à BBC.

YouTube Kids

O YouTube Kids conta com conteúdos infantis e vem com uma função para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos, além de controlar o que podem ou não ver na plataforma. A curadora é feita por algoritmos, assim como no YouTube normal, mas também conta com curadores humanos.

A história se repete

As preocupações de mães e pais brasileiros é semelhante ao que ocorreu no Reino Unido no fim de fevereiro. Diversas escolas e até unidades da polícia ficaram alarmadas sobre o conteúdo de desafios relacionados à Momo. Ao abordar as crianças, descobriam que elas não só já tinham visto Momo diversas vezes como também até haviam mudado seu comportamento por causa da boneca.

Poucos dias antes do assunto virar motivo de alarde entre os pais britânicos, a pediatra norte-americana Free Hess havia descrito em seu blog como uma mãe encontrou vídeos desse tipo no YouTube Kids. O post é anônimo, mas sua autora disse ter ficado bastante surpresa.

Segundo Hess, o vídeo foi removido após ter sido denunciado por ela. Ainda assim, o YouTube dos EUA avisou não ter identificado qualquer evidência de que vídeos da Momo realmente existiram.

Ainda assim, correntes espalhadas por redes sociais como Instagram e Facebook fizeram pais norte-americanos se preocuparem.

Segurança da informação

Em julho do ano passado, a UOL Tecnologia fez uma reportagem sobre os riscos de privacidade envolvidos com o tal perfil de “Momo” no WhatsApp. Não é de hoje que o “Momo” aparece nos noticiários…

Momo, perfil sinistro do WhatsApp, na verdade pode roubar seus dados…

https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2018/07/25/momo-perfil-sinistro-do-whatsapp-na-verdade-pode-roubar-seus-dados.htm

Imagem: Reprodução/Instagram @stortomanontroppo
Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

“Marmitinha” é o novo lançamento de Sâmi Rico

Amor e desconexão fazem parte da faixa que segue a série de trabalhos protagonizada pelo artista O sobrenome de peso...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui

PM encontra ‘casa bomba’ e apreende 100 kg de cocaína na...

No local foram apreendidos materiais para refino da droga, balanças de precisão e uma prensa. A PM chegou até o local após receber informações sobre...

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...
Anuncie aqui