A ação programada para a semana passada no bairro havia sido cancelada devido às chuvas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro, por do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nesse sábado (1) mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos se concentrarão no bairro Mãe Preta. Inicialmente a ação no bairro estava programada para a semana passada, mas teve de ser cancelada devido ao tempo chuvoso. Neste sábado, se não chover, das 7 às 13 horas as equipes farão orientações aos moradores e recolherão das casas recipientes que possam servir de criadouros. Também recolherão materiais descartados em terrenos e calçadas para evitar a reprodução do mosquito.

A operação contará com o apoio do caminhão cata-bagulho, com equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolhendo os potenciais criadouros.

Na manhã de sexta (30) agentes do CCZ estiveram na região central distribuindo material informativo à população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O tempo chuvoso está de volta e com isso os ovos depositados pelo Aedes nos meses de inverno começam a eclodir, ameaçando a saúde das pessoas. Pneus, vasilhames, potes plásticos, plantas aquáticas, pratos usados nos vasos de plantas e até uma simples tampinha de refrigerante podem trazer perigo. De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, os mutirões seguem até dezembro.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população não descarte lixo em terrenos baldios e locais inapropriados e nem mantenha em casa entulho ou qualquer material que possa acumular água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.