Anuncie aqui
Anuncie aqui

O turismo de dupla jornada

Um dos maiores eventos de turismo das Américas foi criado por duas mulheres do interior gaúcho.

Por: Pietra Pavarotti

Anuncie aqui

Dupla jornada de trabalho é o contexto no qual muitas mulheres se destacam no meio profissional. Em específico as profissionais da indústria do turismo, que desempenham papel fundamental nesta área da economia.

E foi nesse mesmo cenário no qual duas profissionais do ramo da hotelaria gramadense, Marta Rossi & Silvia Zorzanello, fundaram uma das maiores empresas de eventos do Brasil, a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. As empresárias, enxergando o potencial do município, não somente como destino turístico, mas também como para a geração de negócios, decidiram sacrificar suas promissoras carreiras hoteleiras para investir no desenvolvimento desse segmento da cidade.

Há 35 anos atrás, com o crescimento da empresa, as duas gramadenses colocaram em prática suas competências e, de forma ousada, lançaram aquele que viria a ser um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. O evento começou pequeno, ocupando em sua 1ª edição, em 1989, apenas dois pavilhões da Prefeitura de Gramado, e chega hoje à condição de um dos mais importantes do calendário turístico mundial. A criação do Festuris contribuiu para a profissionalização do turismo na Região das Hortênsias e também para colocar definitivamente o Rio Grande do Sul no mapa do Turismo nacional. Em sua última edição, a 35ª, a Grande Feira impactou o município em R$ 40 milhões e gerou R$ 400 milhões em negócios, além de ter registrado 98% de satisfação do público e registrar 96% de realizações de negócios entre os participantes.

“Olho para trás e só agora consigo medir a coragem que tivemos na época e quanto desafiador foi essa iniciativa. Se hoje ainda temos uma resistência no mercado de trabalho no desempenho profissional feminino, imagina há 35 anos atrás. Éramos vistas como duas mulheres do interior do estado que queriam executar um projeto audacioso em uma cidade do interior. Junto à época, as lideranças desse cenário eram em sua maioria homens. Nos consideravam ‘fora da casinha’”, lembra Marta.

Marta e Silvia, juntas, construíram diversos eventos de sucesso em Gramado, deixando um eterno legado na história da Serra Gaúcha e no turismo brasileiro. Outro grande feito que ambas realizaram foi o Chocofest, imortalizado na infância de diversos gramadenses e turistas. Focado no público final, o evento trazia a magia do chocolate para as ruas da cidade e reunia pessoas do Brasil inteiro.

A Partir de 2010, Sílvia passou o seu legado para o seu filho, Eduardo Zorzanello, que seguiu como sócio, companheiro e amigo de Marta após o falecimento de sua mãe. A Rossi & Zorzanello também contou com a breve contribuição de mais um sócio, o atual CEO da Gramado Summit e filho de Marta, Marcus Rossi.

Atualmente, a empresa segue produzindo e lançando grandes eventos, sendo o seu mais recente o Connection Experience. Nasceu durante a pandemia e com o principal propósito de todos os empreendimentos da Rossi, o desenvolvimento do turismo. O Connection busca o progresso de diversos segmentos turísticos por meio do conhecimento. Sua edição de 2023 abordou o tema Terroirs do Brasil, onde explorou as singularidades das regiões brasileiras por meio dos seus produtos de origem. O sucesso foi tanto que a empresa decidiu retomar o mote em 2024.

Marta enfatiza que, “o Festuris foi construído através de um trabalho de formiguinha. Eu e a Silvia batíamos de porta em porta buscando apresentar os nossos projetos e sonhos. Nós crescemos lentamente em cima de uma proposta com potencial, mas subestimada pelo mercado. E da mesma maneira, faremos com o Connection, visando não somente colocar nas prateleiras produtos de alta qualidade, mas também suas histórias e de quem os produz”.

Créditos foto: Festuris Gramado

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Projeto estimula prática da leitura e escrita em Rio Claro

Projeto é realizado por meio do ProAC, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen. Rio Claro foi a cidade escolhida...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...
Anuncie aqui