Anuncie aqui

Coordenadoria regional da OAB-SP realiza programação até 10 de dezembro

Desde o dia 20 de novembro, a Coordenadoria Regional da Mulher Advogada promove uma série de ações para discussão da violência contra a mulher. Na OAB-Rio Claro, as atividades começaram no dia 19, com uma palestra sobre violência doméstica.

A programação foi promovida pela coordenadora da 2ª Região da Comissão da Mulher Advogada da  OAB-SP, Ionita de Oliveira Krügner que explicou que as atividades visam à reflexão e também discussão das questões relacionadas à mulher em geral. “É um engajamento que visa à prevenção e à eliminação da violência contra as mulheres”, disse ela.

Anuncie aqui

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 25 de novembro como Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, além de incentivar ações de conscientização da sociedade por meio de um período de 16 dias de mobilização, que no Brasil foram ampliados para 21 dias com a inclusão do Dia da Consciência Negra .

No dia 19, a conselheira secional e presidente estadual da Comissão da Mulher Advogada, Claudia Patrícia de Luna e Silva esteve em Rio Claro para falar sobre a Violência Doméstica e Intrafamiliar. A programação prosseguiu nesta terça-feira (26/11) com a presença das conselheiras regionais Raquel Elita Alves Preto e Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo.

Raquel é advogada especialista em Direito Tributário e primeira mulher no cargo de tesoureira da OAB-SP, além de pesquisadora sobre a posição da mulher nos nichos masculinos. Ela explicou que no Brasil, por exemplo, apenas 16% do Senado é feminino, sendo a pior colocação da Américas e abaixo até mesmo da Arábia Saudita, país de sociedade historicamente machista.

Atuando na área criminal, a especialista Daniella Azevedo falou sobre a presença da  mulher advogada na área é que considerada reduto masculino.

 Violência doméstica

No dia 5 de dezembro, a conselheira secional e especialista em Direito  Empresarial e Tributário, Maria Sylvia Aparecida de Oliveira falará sobre Violência contra a Mulher. Na oportunidade, o juiz de direito da 2ª Vara Criminal de Rio Claro e titular do Anexo de Violência Doméstica, Caio Cesar Ginez Almeida Bueno falará sobre o tema Justiça pela paz em Casa – Campanha Nacional do Poder Judiciário e Integração do Anexo de Violência. O encontro será no dia 5 de dezembro (quinta-feira), às 10h, na Casa da Advocacia e Cidadania.

O encerramento será na terça-feira (10/12), às 19h, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na data serão entregues carteiras aos novos advogados da subseção, com a presença do vice-presidente da OAB-SP, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, que é advogado criminalista e mestre em Direito Penal pela USP (Universidade de São Paulo).

Santos Filho falará sobre Direitos Humanos e Cidadania ao lado de Alice Bianchini, conselheira federal pela OAB-SP e vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB-Conselho Federal.

A doutora Alice abordará o tema A igualdade entre homens e  mulheres: da declaração constitucional à realidade social. A programação foi promovida pela 2ª Coordenadoria Regional da Mulher Advogada, com a coordenação de Ionita de Oliveira Krügner e apoio institucional da 4ª Subseção da OAB-Rio Claro.

 

Anuncie aqui