Solenidades como terço de Exaltação a Santa Cruz ás 18 horas e missa solene presidida por Dom Devair ás 19h30 marcam as comemorações nesta quarta-feira.
Uma das mais tracionais Paróquias de nossa cidade está em festa pela Celebração da Exaltação da Santa Cruz. A paróquia que deu origem a um dos principais bairros de cidade também se tornou um belíssimo postal a estrutura da Igreja é a marca da Cidade Azul.
As festividades na Paróquia começaram no dia 3 de setembro e segue até o dia 25 sempre aos sábados e domingos. Nesta semana que antecedeu a festa foi realizado o Trido com missa todos os dias e hoje a Festa tem seu ponto principal com as seguintes celebrações: Terço de Exaltação a Santa Cruz ás 18 horas e missa solene presidida por Dom Devair ás 19h30.
Festa de Exaltação da Santa Cruz
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada sempre em 14 de setembro, é a Exaltação de Jesus Cristo vencedor. Celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus Cristo sobre o pecado, a morte e o demônio. Essa celebração teve origem no século IV, após a Cruz em que Jesus foi crucificado ter sido encontrada, no ano de 326, por Santa Helena, mãe do imperador Constantino I, durante uma viagem que fez à cidade de Jerusalém.
Neste dia da celebração de Exaltação da Santa Cruz, que recorda a tradição da cruz de Jesus encontrada, celebra-se também a dedicação das Basílicas do Gólgota e do local do sepultamento e ressureição de Jesus. Celebra-se ainda, a vitória de Heraclio sobre os persas em 630, dos quais foram arrebatadas as relíquias da cruz, e solenemente transportadas para Jerusalém.
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, é além de tudo a celebração em comemoração ao grande amor de Deus. A morte de Jesus na cruz salvífica e sua ressurreição, venceu a morte e abriu as portas do céu.
Segundo o Papa Francisco: “A Cruz parece decretar o fracasso de Jesus, mas, na realidade, marca a sua vitória. No Calvário, aqueles que o injuriavam, diziam: ‘Se és Filho de Deus, desce da cruz’. Mas a verdade era o oposto: justamente porque era o Filho de Deus, Jesus estava ali, na cruz, fiel até o final ao desígnio do amor do Pai. E exatamente por isso Deus ‘exaltou’ Jesus, dando-lhe uma realeza universal”.
Através da cruz, podemos entender a grandeza do amor de Jesus por todos nós. É dirigindo nossos olhos para a Cruz que conseguiremos enxergar o amor de Deus para com seus filhos e assim nos entregarmos por amor pela redenção e felicidade de nossos irmãos.
A cruz para nós cristãos estará sempre presente e em evidência, para nos lembrar da grandiosidade do amor de Jesus por nós, e nos recordar que pela vida, a exemplo de Jesus, teremos que enfrentar nossas cruzes, com coragem, fé e amor.
Graças a Deus e a seu amado Filho Jesus, a Cruz está preservada na tradição e no coração do verdadeiro cristão, assim, neste dia em que se celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz a Igreja nos convida a rezarmos; “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”
Oração
Deus, todo poderoso, que sofreste a morte sobre o madeiro sagrado, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim, Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o caminho da salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, vós adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim. Conduzi-me Jesus à vida eterna. Amém. Por todos e em todos os séculos dos séculos. Amém!
𝐁𝐞𝐧𝐝𝐢𝐭𝐚 𝐞 𝐋𝐨𝐮𝐯𝐚𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐧𝐨 𝐂é𝐮 𝐚 𝐃𝐢𝐯𝐢𝐧𝐚 𝐋𝐮𝐳, 𝐞 𝐧ó𝐬 𝐭𝐚𝐦𝐛é𝐦 𝐜á 𝐧𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚, 𝐥𝐨𝐮𝐯𝐞𝐦𝐨𝐬 à 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐂𝐫𝐮𝐳!