Anuncie aqui

A Câmara Municipal de Rio Claro homenageou com uma Moção de Congratulações e Louvor a aluna de graduação em Farmácia e Bioquímica, Carolina Falaschi Saponi e a rio-clarense Nathália Vieira dos Santos, doutoranda do programa de pós-graduação em Biociência e Biotecnologia, ambas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP.

O reconhecimento em questão, proposto pelo Hernani Leonhardt (MDB), se deve a premiação recebida pelas homenageadas no 8º Congresso Internacional em Líquidos Iônicos, realizado em Pequim, China, entre os dias 13 e 17 de maio de 2019.

Anuncie aqui

A pesquisa sobre “Efeito protetivo de líquidos iônicos na estabilidade da Proteína Verde Fluorescente (GFP) em agentes desnaturantes” foi premiada pela ACS Sustainable Chemistry & Engineering como uma das 4 melhores apresentações de pôster, durante o evento.

O trabalho realizado pelas alunas encontrou compostos químicos capazes de aumentar a estabilidade e conferir proteção à GFP, proteína utilizada como biosensor e biomarcador. Atualmente, diversas biomoléculas com ação terapêutica ou uso diagnóstico tem sido identificadas e produzidas, mas grande parte delas não pode ser utilizada clinicamente pois são instáveis em condições de estresse. Ao identificar compostos químicos que protejam essas biomoléculas (particularmente proteínas), espera-se melhorar e ampliar suas aplicações comerciais e clínicas.

“A pesquisa científica é de extrema importância para o ser humano, seja para a saúde, o desenvolvimento de novas tecnologias, etc. Esta é uma singela homenagem para duas jovens cientistas, que elas continuem desbravando o conhecimento e levando o nome de Rio Claro cada vez mais longe”, falou o vereador Hernani.

Anuncie aqui