Anuncie aqui

Objetivo é amenizar incômodos causados pelas baixas temperaturas.

Com o inverno rigoroso, o município de Rio Claro adotou uma operação especial para ajudar os moradores em situação de rua. A partir desta segunda-feira (8), eles poderão se abrigar no Ginásio Municipal Manoel Bortolotti, onde terão a oportunidade de tomar banho quente, ganhar alimentação e um lugar para dormir. A operação será mantida enquanto as baixas temperaturas perdurarem.

“Uma vez mais, Rio Claro demonstra solidariedade e se une em torno de uma importante ação social”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que coordenou reunião no final de semana para tratar do assunto e na manhã desta segunda-feira acompanhou pessoalmente os preparativos da operação.

Anuncie aqui

Além da prefeitura, por intermédio de suas secretarias de Desenvolvimento Social, Esportes e Segurança, o trabalho também envolve o Fundo Social de Solidariedade e Câmara Municipal. “A colaboração da comunidade também é importante, fazendo doações de agasalhos e outros materiais que poderão ser utilizados pelas pessoas que serão atendidas”, ressalta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Os moradores em situação de rua poderão ir para o ginásio a partir das 17 horas. “Muitos têm animais de estimação, que também serão abrigados aqui”, informou a vereadora Carol Gomes, presidente da Frente Parlamentar de Pessoas em Situação de Rua, que tem ainda os vereadores Irander Augusto e Hernani Leonhardt.

“A Câmara Municipal apóia toda iniciativa que traga benefício para a comunidade e esta operação especial de inverno é sem dúvida um exemplo de que cuidamos das pessoas e estamos unidos pelo bem comum”, afirmou o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal. O vereador Paulo Guedes também está participando diretamente da ação.

Esta operação especial de inverno é um reforço ao trabalho de rotina realizado pelo município. A prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, realiza a Operação Inverno que, neste ano, começou no dia 1º de junho e continua até o fim do inverno. “As rondas são realizadas todos os dias da semana, das 17 às 22 horas”, informa Erica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social. Na Operação Inverno as pessoas em situação de rua são abordadas e, quando aceitam ajuda, são levadas para a Casa de Passagem, onde recebem banho, alimentação (jantar e café da manhã), pernoite e roupas de inverno. Em caso de recusa do serviço a equipe deixa agasalho e cobertores, se houver necessidade. A Casa de Passagem tem 40 leitos disponíveis e fica na Avenida 5, número 1415, entre as ruas 15 e 16 no Jardim Claret. Os telefones de contato são (19) 3617-8910 e (19) 3617- 8911.

Anuncie aqui