Anuncie aqui

Recursos oriundos do IPTU serão captados por entidades junto às empresas.

A prefeitura de Rio Claro anunciou na quarta-feira (15) o investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão em projetos que incentivam a prática esportiva na cidade. São projetos desenvolvidos por entidades com apoio da prefeitura que oferecem várias modalidades esportivas como basquete, taekwondo, ciclismo, jiu-jitsu, vôlei, handebol, tênis etc. Os documentos foram assinados em evento no paço municipal.

Os recursos são oriundos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Serão beneficiados dez projetos cujas entidades responsáveis captarão esses recursos junto a empresas, que podem destinar 50% do IPTU a ações sociais voltadas ao esporte. Ou seja, essas empresas pagarão 50% do IPTU devido à prefeitura e a outra metade será direcionada diretamente aos projetos socioesportivos.

Anuncie aqui

“Não estamos fazendo renúncia fiscal e sim investindo na formação de pessoas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Essas entidades fazem um belíssimo trabalho ensinando esporte e também cidadania às nossas crianças e jovens. Minha gratidão a essas pessoas que fazem a diferença na vida dos alunos e suas famílias, e nos ajudam a manter nossa proposta de descentralizar o esporte para atender que mais precisa”, acrescenta.

São dez projetos contemplados pela prefeitura: Be-a-Bá do Basquete – Clube de Campo Rio Claro; Criança no Tênis – Clube de Campo; Revelando Talentos – Instituto Crescer no Esporte; Futuro Olímpico Taekwondo – Instituto Crescer no Esporte; Pedala Rio Claro – Abec (Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro); Ciclismo Olímpico Feminino Madison – Abec; Pedala Academia GCM – Associação dos Guardas Civis Municipais de Rio Claro; Garra Esporte e Cidadania – Escola de Iniciação de Basquetebol Reis Pacheco Ltda; Projeto Criança Feliz – Casa das Crianças – Sociedade Beneficente São João da Escócia; Projeto Parceria Grêmio Recreativo da Cia. Paulista e Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur); e Projeto Parceria Floridiana Tênis Clube e Setur.

“Para nós é motivo de alegria destinar recursos a esses projetos que são desenvolvidos em diferentes pontos da cidade ampliando o atendimento à população”, destaca o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, ressaltando que sem vontade política esses investimentos não ocorreriam. “Não estamos abrindo mão de receita e sim mantendo o esporte vivo na cidade com o apoio das entidades que são grandes parceiras do município”, reforça.

A Câmara Municipal também ressalta a importância da iniciativa e dos projetos. “Quero enaltecer o trabalho realizado pelas entidades e parabenizar o prefeito Juninho pela sensibilidade em direcionar parte dos impostos ao esporte para que o município continue colhendo resultados positivos”, declara o presidente André Godoy. “O município ganha com esse dinheiro bem aplicado na formação do cidadão”, reforça o vereador Júlio Lopes solicitando que as empresas abracem esses projetos.

Dentre os dez projetos contemplados alguns são novos e outros são renovações. “A seleção é feita com base em diversos critérios, como modalidade e público atendido”, explica Vinícius Sossai, diretor municipal de Esportes. Do evento participaram representantes das entidades contempladas.

Anuncie aqui