Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura e entidades discutem gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência

Assunto foi discutido em reunião no paço municipal.

Representantes da prefeitura e de entidades que atendem pessoas com deficiência se reuniram nesta quarta-feira (30) para discutirem a concessão de gratuidade no transporte público para as pessoas com deficiência, com subsídio da prefeitura de Rio Claro. Na reunião definiu-se a necessidade de fazer um levantamento na cidade sobre a quantidade de pessoas com deficiência.

Anuncie aqui

“Esse é o primeiro passo para que possamos analisar o projeto. Precisamos enxergar esse número para que possamos verificar o impacto financeiro e de onde virá os recursos”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Esse número nos ajudará a fazer uma previsão orçamentária para o serviço”, reforçou o secretário de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, observou que além desse diagnóstico, será necessário alterar a legislação para conceder a gratuidade. “Esse público não está contemplado na lei que precisará ser adequada para conceder o benefício”, destacou.

Além da gratuidade à pessoa com deficiência, também foi discutida a possibilidade de conceder o benefício também aos acompanhantes. “Os casos têm que ser analisados individualmente para verificar a necessidade de cada um“, ressaltou o secretário dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

O vereador Júlio Lopes declarou que a gratuidade no transporte público é uma necessidade para muitas pessoas com deficiência para atividades de lazer, saúde, trabalho etc. “O preço da passagem pode não parecer muito, mas para algumas pessoas o valor gasto com transporte pesa no final do mês”, assinalou.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Vilson Andrade, analista de Políticas Públicas, informaram que já estão discutindo a realização do mapeamento e a criação de uma carteira de identificação para as pessoas com deficiência. “Essa carteirinha vai facilitar o atendimento e por meio dela podemos fazer um cadastro com coleta de dados para obter informações sobre as pessoas com deficiência”, disseram.

Rosangela Franco, da Aderc (Associação dos Deficientes de Rio Claro), comentou a necessidade de estabelecer critérios para concessão da gratuidade no transporte, como é feito no Bolsa Família e outros benefícios sociais. “Precisamos definir quem pode usar porque o objetivo é atender aqueles que não têm condições de pagar a passagem”, disse.

Participaram da reunião a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, e representantes das entidades Aderc, Instituto de Equoterapia, Allan Kardec, Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”, Associação dos Surdos de Rio Claro, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apachi-PV (Associação de pais e amigos do Centro de Habilitação Infantil – Princesa Victoria).

 

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Prefeitura reforça pintura de solo em trechos do Bairro do Estádio

Ação, que é feita em toda a cidade, melhora organização do trânsito. A prefeitura de Rio Claro realizou na quinta-feira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...
Anuncie aqui

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui