Oito leitos que atendiam pacientes Covid passam a atender pacientes clínicos.
Com a queda nas internações por Covid e desaceleração nos novos casos da doença, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro está reorganizando a oferta de leitos no Hospital do Cervezão. Leitos que até então atendiam pacientes Covid passam a receber pacientes clínicos.
“O atual momento da pandemia nos permite ampliar os leitos de internação clínica a partir da queda nas hospitalizações por Covid”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde. “Esperamos não voltar a precisar destes leitos Covid”, afirma o prefeito Gustavo.
O hospital do Cervezão vinha funcionando com 18 leitos Covid e 20 leitos clínicos. “Em uma readequação à demanda de atendimentos, a configuração agora é de 10 leitos Covid e 28 leitos clínicos, além de quatro leitos para emergência clínica”, observa Rafael Garcia, médico responsável pelo setor de urgência e emergência da rede pública municipal.
Em janeiro, 69% das internações no hospital do Cervezão correspondiam à ala Covid, em fevereiro esse número caiu para 40% e, em março, para 11%. A vacinação tem papel fundamental para o cenário mais otimista.
“A correlação entre internações e óbitos por Covid e ciclo de vacinação completo é muito alta”, enfatiza Giulia, explicando que quem não tem o esquema vacinal completo ou não tomou vacina contra a Covid tem 26 vezes mais chance de ir a óbito se contrair a doença. Esses riscos aumentam significativamente quando a pessoa é Prefeitura reduz leitos Covid e amplia oferta de leitos clínicos no Cervezão.