Anuncie aqui

Prefeitura realiza ação intensificada de limpeza em vários bairros e pede para a população descartar corretamente o lixo.

Nos últimos meses a prefeitura de Rio Claro intensificou ação de limpeza com a recolha de materiais descartados irregularmente em terrenos da cidade. O serviço tem sido realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do departamento de Resíduos Sólidos, e na terça-feira (8) a ação resultou em mais uma grande quantidade de lixo e entulho recolhidos. Cerca de 80 toneladas de resíduos foram retirados de terreno na Rua 2JN, na Avenida 14, no bairro Jardim Novo.

“É lamentável que isso continue acontecendo, pois oferecemos diversos serviços para o descarte correto de materiais e, mesmo assim, ainda nos deparamos com a falta de respeito de uma minoria que, com essa atitude irresponsável, desrespeita moradores, a cidade e o meio ambiente”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou o trabalho de limpeza no Jardim Novo.

Anuncie aqui

Desde agosto a prefeitura fez a recolha de aproximadamente 225 toneladas de lixo descartados irregularmente. Alguns deles, em áreas próximas aos seis ecopontos da cidade.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer, que também acompanhou o trabalho de limpeza no Jardim Novo, ressalta que não há motivos para o descarte irregular na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e os seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia. Os endereços dos ecopontos e calendários da coleta seletiva e cata bagulho estão disponíveis no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

“Estamos fazendo a nossa parte, limpando os bairros, mas é fundamental a colaboração da comunidade para que a cidade fique limpa”, destaca Giselle Pfeifer. “Dessa maneira, além de termos um ambiente limpo, agradável e sem riscos com a saúde pública, a prefeitura economiza recursos financeiros e ganha agilidade na realização dos serviços”, acrescenta.

A população também pode ajudar avisando quando flagrar descartes irregulares de resíduos, inclusive de maneira anônima, pelo telefone 156 ou pelo número 3522-1987, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O município já autua quando há flagrante de  pessoas jogando lixo e sujeira da maneira incorreta, mas estamos trabalhando para adotar em breve normas mais rígidas em relação ao descarte irregular de lixo no município”, informa o prefeito Juninho. “É uma atitude necessária, inclusive, em demonstração de respeito ao meio ambiente e aos munícipes que destinam corretamente o lixo de suas casas”, ressalta.

Anuncie aqui