Anuncie aqui
Anuncie aqui

Primeira Semana Cervejeira de Brotas reuniu as 5 cervejarias e muitos estilos

Evento foi realizado pela Secretaria de Turismo de Brotas em parceria com o Núcleo Cervejeiro Brotense

A primeira edição da Semana Cervejeira de Brotas marcou o início do Núcleo Cervejeiro Brotense, uma parceria entre as cinco cervejarias da cidade: Aventura Líquida, Brotas Beer, Casa da Mina, Cultiva e Limonis, que objetiva fomentar e fortalecer o mercado cervejeiro da região, proporcionando apoio e união entre os produtores locais.

Anuncie aqui

Estrategicamente, e não por acaso, a celebração foi agendada para acontecer na semana em que se comemora St. Patrick’s Day, a festa tradicionalmente associada ao consumo de cerveja.

“Para comemorar a data e a criação do Núcleo Cervejeiro Brotense, realizamos esse evento que se mostrou muito promissor para o turismo da cidade e, a partir de agora, esperamos realizar anualmente para fortalecer cada vez mais a cultura cervejeira em Brotas”, afirmou Márcio Egea Secafin, técnico cervejeiro da Brotas Beer, que levou sete estilos para as torneiras da festa.

O evento foi realizado no Largo do CIAM (Centro de Interpretação Ambiental), nos dias 15, 16 e 17 de março e, durante os três dias, aconteceram diversas apresentações musicais, num total de nove bandas, além de contar com área gastronômica e espaço kids, tudo com entrada gratuita.

“Trouxemos para essa primeira Semana Cervejeira de Brotas nove dos mais de 15 estilos produzidos pela Casa da Mina e estamos oferecendo uma régua de degustação para que o público possa experimentar e saborear todos”, explicou Ciliana Liorci ao lado do marido e mestre cervejeiro, Gilberto Liorci Jr.

Com cinco torneiras, cada uma com um estilo diferente, os cervejeiros da Aventura Líquida também aprovaram a realização do evento. “Esse evento marcou a união das cervejarias de Brotas e que seja muito próspera essa adesão de todas para o bem do produtor e em prol de uma cerveja de cada vez mais qualidade”, Wagner Roberto Sacardo Filho, sócio proprietário da Aventura Líquida.

Desfrutando do sucesso do evento, Rodrigo Parisi da Cerveja Cultiva estava empolgado com os resultados positivos que a Semana Cervejeira trouxe para a marca.

“Estão todos de parabéns pela organização e pela resposta do público. Como a Cultiva fica na zona rural da cidade aqui podemos apresentar aquilo que temos de mais original e, porque não dizer, orgânico, como a nossa Strong Bitter, que é una cerveja de sabor único, pois possui mel silvestre em sua fórmula”, afirmou. Eu provei e posso afirmar, o sabor é apaixonante.

Cerveja ao vivo

Convidada pela organização do evento pra demostrar como é fácil produzir cerveja, a Lamas Brew Shop, loja de insumos para cervejarias situada em Campinas, reuniu os equipamentos básicos e fez uma demonstração ao vivo para os presentes de como se faz a cerveja.

“Além da loja, também oferecemos um curso prático de produção de cerveja artesanal em casa. As aulas ensinamos as técnicas da indústria cervejeira adaptadas para quem quer fazer cerveja na garagem de casa. Com um passo a passo claro e equipamentos simples, que é exatamente o que estamos demonstrando aqui para o público”, afirmou Elso Rigon, sócio proprietário da Lamas Brew Shop.

Em geral, o curso tem carga horária de seis a oito horas entre teoria e prática e os ensinamentos partem do básico, como a matéria prima e os equipamentos necessários, passando pela moagem dos grãos, mostura e fervura, até a parte fermentação, maturação e o envase do produto finalizado.

“Olhando aqui essa apresentação, você percebe como é fácil fazer cerveja artesanal em casa. Logico que alguns equipamentos mínimos são necessários, mas estamos aqui para mostrar e tirar dúvidas sobre como produzir sua própria cerveja, desde a moagem dos grãos até o envase”, completou Elso.

Brotas Bar tem as cervejas da cidade

Como nem tudo em Brotas é aventura ou cerveja artesanal, nos dias do evento buscamos atrações e restaurantes pela cidade e as opções são ótimas, mas destaco o Brotas Bar, um restaurante temático indicado pelo Guia Quatro Rodas.

Mas a escolha do Brotas Bar não se deu somente pelo seu excelente cardápio, mas sim por causa da casa prestigiar os produtores locais de cerveja e disponibilizar aos clientes duas das marcas de cerveja produzidas na cidade, assim o chope da casa é da Aventura Líquida e as cervejas da Brotas Beer.

Após as cervejas e as entradas, jantamos o talharim artesanal ao molho triple funghi e saboroso gnocchi de batatas ao molho pomodoro e deliciosas iscas de filé mignon.

Localizado em um casarão centenário e bem no centro da cidade, na ‘famosa’ rua das agências de turismo, a casa possui um ambiente aconchegante, muito bem decorado e com um cardápio variado de excelentes opções.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Desde 2017, Brasil adota esquema de uma vacina por toda a vida. O estado de São Paulo registrou a primeira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui