Anuncie aqui
Anuncie aqui

Protocolo da FPF prevê times confinados até fim do Paulistão; gol sem comemoração é avaliado

Comitê também estuda uso de luvas e mangas compridas durante os jogos; máscara vai ser obrigatória para quem estiver no banco de reservas; veja detalhes

O protocolo médico apresentado pela Federação Paulista de Futebol ao governo do estado de São Paulo para a volta do Paulistão prevê que as delegações dos clubes e as equipes de arbitragem fiquem confinadas durante a participação na reta final do estadual.

Anuncie aqui

Existe até mesmo a possibilidade de o comitê responsável sugerir que os gols não tenham comemoração para evitar um contato mais próximo.

Em reunião na última segunda-feira, dirigentes da FPF e presidentes dos 16 clubes da elite decidiram continuar sem um prazo para o retorno aos treinamentos até que se tenha uma liberação das autoridades sanitárias. O Estado de São Paulo está com isolamento social decretado até 10 de maio. Até lá, o governador João Dória vai comunicar um plano gradativo de saída da quarentena. Um ponto já definido é que as partidas serão disputadas com portões fechados, sem torcida.

As diretrizes para diminuir o risco de contágio do coronavírus também envolvem o uso obrigatório de máscara em quase todas as situações, além de testes periódicos em jogadores, comissões técnicas e outros envolvidos e restrições no número de pessoas nos treinos e também nos jogos. O documento é assinado pelo ortopedista Moisés Cohen, presidente do Comitê Médico da FPF.

– Tudo o que foi colocado no protocolo é uma recomendação da FPF para aos clubes. Caberá a cada um deles acatar dependendo da sua realidade. Mas todos os médicos do Campeonato Paulista já se posicionaram favoráveis às medidas, e isso me deixou muito satisfeito – disse Cohen.

Outras medidas ainda estão em fase de análise, como, por exemplo, os jogadores atuarem com mangas compridas e luvas. Moisés Cohen também não descarta a sugestão de que os gols não tenham comemoração.

– Ainda estamos estudando e discutindo a viabilidade de algumas situações. O fato é que vai mudar muito a cultura como um todo. Uma comemoração de gol, por exemplo, aumenta a exposição ao risco de contaminação. Claro que em situações como disputa no alto de um escanteio, o contato é inevitável. Mas ainda vamos analisar medidas educativas para que sejam sugeridas. São pontos de conscientização, não regras.

Veja os pontos principais do protocolo médico da FPF (válido apenas para a Série A1 por enquanto)

O documento de nove páginas, que teve entre as referências os protocolos da Federação Portuguesa, da Federação Espanhola elenca cinco “premissas”, conforme a figura abaixo:

As cinco premissas do protocolo da FPF — Foto: Reprodução

O cronograma divulgado, ainda sem datas, também estipula o que deve acontecer em cada etapa:

Cronograma para a volta do Paulistão — Foto: Reprodução

O protocolo também aborda as operações de jogo, limitando em aproximadamente 170 pessoas (varia conforme a importância do jogo) o número de profissionais envolvidos nas partidas, entre delegações, equipe de apoio (gandula, doping, limpeza), imprensa, arbitragem, brigada de incêndio, profissionais de saúde das ambulâncias e segurança.

A proposta também indica que os clubes terão de fornecer materiais explicativos sobre os procedimentos e também itens de segurança e cuidados, como EPIs (equipamento de proteção individual), máscara para funcionários, álcool gel, kits para testes e termômetros para medição rápida.

Sobre o uso da máscara, Moisés Cohen explicou que ela não será obrigatória apenas para quem estiver dentro das quatro linhas (jogadores e árbitros) ou para quem precisar se comunicar com frequência (quarto árbitro e técnicos, por exemplo):

– Fora isso, até a bola rolar, todos vão precisar estar de máscaras. Durante o jogo, os jogadores no banco também precisam usar as máscaras.

Treinos

Em relação aos treinamentos, a recomendação é que se faça um “planejamento escalonado, em fases, a cada semana”: individualizado na primeira semana, em grupo na segunda semana e o início dos coletivos na terceira semana.

O documento ainda dá uma sugestão específica, colocando um jogador para cada 1/4 do campo, treinando simultaneamente por 45 minutos, “possibilitando que 28 atletas treinem em uma janela de seis horas”.

Ainda segundo o documento, se o teste de alguém der positivo para Covid-19, essa pessoa deve ficar em isolamento por duas semanas, até fazer um novo teste, e os participantes do grupo da concentração também precisam ser novamente testados.

Outras medidas de conscientização

Além do que está no documento, o doutor Moisés Cohen diz que o comitê estuda a sugestão de outras medidas de conscientização, como a orientação para que os jogadores não cuspam no gramado e nem reclamem próximos dos árbitros, além de evitar comemorações na hora do gol.

– São todas medidas que ainda estamos discutindo. São coisas que não estão na regra de um torneio que já começou, então o descumprimento não pode ser passível de punição. Talvez em competições futuras virem regras em regulamento, mas seriam situações de conscientização diante do cenário que estamos vivendo. Uma comemoração de gol como estamos acostumados vai contra tudo o que estamos pregando de evitar o contato para diminuir a exposição ao risco de exposição. Mas são questões que ainda vamos estudar e avaliar – explicou o presidente do Comitê Médico da FPF.

Ainda não há um prazo para uma resposta do governo do estado sobre o protocolo médico da Federação Paulista de Futebol. Somente depois disso é que a entidade vai convocar os representantes dos 16 clubes para uma nova videoconferência.

O Campeonato Paulista foi paralisado a duas rodadas do fim da primeira fase, restando também as quartas de final, semifinal em jogo único e a decisão com ida e volta. Ao todo, então, seriam seis datas.

Fonte: globoesporte.com

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...
Anuncie aqui