Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro agora tem abrigo para animais de grande porte

Iniciativa da prefeitura é marco nas ações de bem-estar animal no município.

A prefeitura de Rio Claro coloca em operação na próxima terça-feira (28), o abrigo municipal para animais de grande porte. Era uma necessidade de muitos anos e, com essa iniciativa, o governo municipal fortalece o serviço de recolhimento de animais soltos nas ruas, atividade que além de fundamental para o bem-estar animal, também é importante para a segurança no trânsito. “Estamos mudando para melhor as condições de atendimento aos animais que são recolhidos por estarem soltos em vias públicas ou por estarem passando por maus tratos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.

“Pela primeira vez a cidade tem um lugar com baias separadas e telhado, capaz de abrigar com conforto estes animais”, acrescenta, reforçando que o município vem investindo nos últimos anos no respeito e cuidado com os animais. No ano passado o prefeito Juninho sancionou a lei que criou o Código de Defesa e Proteção dos Animais, a primeira lei de Rio Claro para tratar do assunto.

Anuncie aqui

O serviço de recolhimento, que vinha funcionando de maneira provisória no município, estava desativado em 2017, quando teve início a atual gestão. Agora, com o abrigo construído no Distrito Industrial, em frente à sede do Centro de Controle de Zoonoses, a prefeitura destina área de dois mil metros quadrados e 13 baias individuais para recolher esses animais, espaço suficiente para que possam se movimentar e se alimentarem no pequeno pasto no pátio.

“É um ganho importante para o município, que passa a contar com mais uma referência no tratamento adequado aos animais”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão. Além de ficaram protegidos do sol, chuva e frio, no abrigo os animais receberão toda alimentação e cuidados veterinários que precisam.

Os que forem vítimas de maus tratos serão colocados para adoção após restabelecerem boas condições de saúde. Nos demais casos, os proprietários têm até dez dias para apresentarem comprovação e fazerem a retirada de seu animal que, caso contrário, também será colocado para adoção. O processo de adoção envolve entrevista com os interessados e visita ao local onde o animal poderá ficar alojado.

De acordo com o departamento municipal de Proteção Animal, é muito importante que os proprietários cuidem de seus animais e não os deixem soltos nas vias e áreas públicas. Além do perigo de acidentes, esse descuido também pode pesar no bolso. Hoje, para retirar o animal recolhido em tutela do município, o proprietário tem que pagar multa de R$ 125,00, além de diária de R$ 10,00. A multa dobra a cada reincidência.

Quem flagrar animais soltos pode ligar para o número 3522-4115. O serviço também atende nos finais de semana para emergências, como flagrantes de animais em situação de maus tratos. Além de cavalos, a prefeitura já recolheu vacas e garrotes.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

“Marmitinha” é o novo lançamento de Sâmi Rico

Amor e desconexão fazem parte da faixa que segue a série de trabalhos protagonizada pelo artista O sobrenome de peso...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...
Anuncie aqui