Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro completa 111 anos refletindo história do futebol interiorano

Equipe fundada em 1909 passou pelas diversas fases do futebol paulista e chegou à elite em 2007

Um dos mais tradicionais clubes do interior paulista, o Rio Claro Futebol Clube completa 111 anos em 9 de maio de 2020. Fundado por funcionários da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, se estabeleceu como um dos principais clubes da região e vivenciou praticamente todas as mudanças do futebol de São Paulo desde a sua fundação.

Anuncie aqui

Em 1919, quando foi organizado o primeiro Campeonato Paulista do Interior, o Rio Claro foi um dos 13 participantes. Em 1926, o clube deixou a APEA e se filou a LAF. Em 1928 foi o campeão da Região Paulista, dividindo o título do interior com Amparo (Região Mogiana) e Taubaté (Região da Central do Brasil) – não houve uma final geral –, feito repetido no seguinte, quando dividiu o título com o Brasil de Santos (campeão da Região Santista).

Em 1930, o futebol paulista voltou a ter apenas uma entidade reguladora (APEA) e o Rio Claro retornou à antiga liga,. A década, porém, foi difícil para os times do interior, que viram a discussão entre amadorismo e profissionalismo na capital criar uma nova cisão no futebol paulista, superada apenas em 1937.

Em 1941, decreto do governo Getúlio Vargas organizou as entidades esportivas, dando origem a Federação Paulista de Futebol. Em 1942, o Campeonato do Interior foi retomado com a presença de 219 equipes divididas por suas respectivas regiões. O Rio Claro venceu a 18ª diante de sete adversários e avançou para a fase que reuniu os 24 campeões regionais.

O time ainda venceria o torneio regional em 1943, 1945 e 1946. Em 1947, a FPF passa a promover o Campeonato Profissional do Interior e instaura a Lei do Acesso, que passa a vigorar para a temporada de 1948 com a presença do Rio Claro.

Nos anos de 1970, o Rio Claro tem boas campanhas, sendo terceiro colocado da Segunda Divisão (equivalente à Série A3) em 1970, vice no ano seguinte e quase conseguindo o acesso para a elite em 1973, quando mesmo terminando a fase decisiva invicto, perdeu o título pro Araçatuba por um ponto.

No restante do século, o Rio Claro foi se adaptando conforme as mudanças feitas pela FPF, aumentando e diminuindo divisões. Mesmo sem realizar boas campanhas, raramente o time se ausentou, se mantendo ativo até o ano de 2001.

Novo século, nova vida e um ídolo

A mudança de século fez com que o Rio Claro renascesse. Sob o comando do técnico Paulo Roberto dos Santos, o time foi vice-campeão da Série B2 e conquistou o acesso. No ano seguinte, com a mesma base, nova subida, dessa vez coroada com o primeiro título no profissionalismo.

Com a saída de Paulo Roberto, o time conseguiu apenas a permanência na Série A3 em 2003 e 2004. Em 2005, porém, ele voltou para mais uma passagem que o tornou lendário. No primeiro semestre, conseguiu o acesso para a Série A2. No segundo, foi vice-campeão da Copa Paulista. Em 2006, ele continuou a sua saga de sucessos junto com o Rio Claro, colocando o time pela primeira vez na elite estadual.

Apesar da ligação entre Rio Claro e Paulo Roberto ser interrompida em 2007, o Rio Claro ainda conseguiu mais um importante feito em sua história, garantindo vaga e disputando o Campeonato Brasileiro da Série C.

Na véspera de completar 100 anos, o time foi rebaixado em 2008, mas salvou o centenário com o acesso no ano seguinte. Em 2010, nova queda. Para retornar à elite, recorreu novamente a Paulo Roberto. Sob seu comando, em 2013, a torcida rioclarista comemorou o último acesso e a presença na elite, que durou até 2016.

Fonte: FPF

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Prefeitura reforça pintura de solo em trechos do Bairro do Estádio

Ação, que é feita em toda a cidade, melhora organização do trânsito. A prefeitura de Rio Claro realizou na quinta-feira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...
Anuncie aqui

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui