Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro contará a partir de março com abrigo para animais de grande porte

Prefeitura irá inaugurar abrigo e gatil para melhor atender os animais.

O município de Rio Claro contará a partir do dia 21 de março com abrigo para animais de grande porte, algo inédito na cidade. A prefeitura pretende inaugurar nessa data o novo espaço construído ao lado do canil no Distrito Industrial. O prédio tem 12 baias com estrutura e tamanho adequados para abrigar com conforto os animais de grande porte.

Anuncie aqui

“Rio Claro nunca teve abrigo para animais de grande porte e isso sempre foi um problema para a cidade. Agora teremos um local amplo e com cobertura, que representa um carinho a mais para os animais que são recolhidos após serem maltratados ou abandonados em vias públicas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Com a inauguração do abrigo, a prefeitura irá intensificar a fiscalização e punição contra maus tratos de animais, com base nas regras do Código de Defesa dos Animais em vigor desde 2018. “Nosso objetivo é coibir as infrações para que as pessoas cuidem e respeitem os direitos dos animais, e se conscientizem de que maltratar animais é crime”, frisa Juninho, lembrando que os animais soltos nas ruas podem causar acidentes de trânsito, machucando os condutores e os próprios animais.

Também no dia 21 de março a prefeitura vai inaugurar o gatil. Pela primeira vez, o município contará com gatil projetado exclusivamente para os felinos. O serviço terá três gatis com capacidade para abrigar 45 gatos, sendo 15 em cada um. Além do gatil e do abrigo para animais de grande porte, a prefeitura está ampliando em dez baias o canil, que passará de 79 para 89 baias, e uma área para soltura dos cães necessária para evitar estresse.

“É um ganho muito grande para a cidade, porque esses novos espaços foram projetados e construídos especialmente para os cães, gatos e cavalos, ou seja, são apropriados para atender as necessidades de cada espécie e garantir o bem-estar animal”, explica a diretora do Departamento de Proteção Animal, Gisele Pfeifer, lembrando que embora o município ainda não tenha área apropriada, recolhe e atende os animais de grande porte.

Nos últimos três anos, Rio Claro avançou muito na questão dos direitos dos animais. Em 2018, o município ganhou o Código de Defesa dos Animais, a primeira lei para tratar do assunto que estabelece regras para os cuidados com animais e cria multa de até R$ 8 mil para maus-tratos. Agora, terá gatil e abrigo para animais de grande porte que somarão esforços com o canil que já presta excelente serviço à comunidade.

“São avanços importantes para garantia dos direitos dos animais. Vamos atender um desejo antigo de quem milita pela causa animal e entregar à cidade esses abrigos com boa estrutura e atendimento adequado, com alimentação e cuidados veterinários”, desta o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão.

Os ganhos também foram destacados pelo vereador Júlio Lopes. “É uma conquista muito importante para a cidade que amplia a proteção aos animais”, observa.

Vale lembrar que os animais abrigados pelo canil municipal estão disponíveis para adoção. Eles podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilrioclaro no Instagram, ou pessoalmente na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui