Anuncie aqui

Arte milenar será destaque na Semana da Primavera.

A Primavera começa na semana que vem e para receber a estação mais colorida do ano, Rio Claro terá programação especial. A comunidade rio-clarense poderá conhecer mais sobre ikebanas, arte milenar japonesa de arranjos florais com importante valor cultural e artístico. Um dos principais difusores dessa modalidade artística foi o filósofo espiritualista Mokiti Okada.

“Ikebana é a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais numa composição evidenciando-lhes a beleza”, explica a Fundação Mokiti Okada, segundo a qual “a contemplação e a prática da Ikebana (vivificação floral) Sanguetsu conduz o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como eleva a espiritualidade”.

Anuncie aqui

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, convida a população a participar dos eventos que irão integrar a Semana da Primavera. “Com a beleza das flores e a grandeza da arte vamos celebrar o início de um novo ciclo”, comenta o prefeito Juninho.

A partir dos significados que envolvem o ikebana, o vereador André Godoy, presidente da Câmera Municipal, encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, a ser comemorado em 23 de setembro.

“Por meio de combinações florais, o ikebana favorece um estado de equilíbrio psicológico e espiritual, sendo usado inclusive como terapia ocupacional”, destaca Godoy.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997.

A Semana da Primavera será aberta com exposição de Ikebanas (estilo sanguetsu) na terça-feira (24) às 15 horas no paço municipal. Nos dias 26 e 27 serão feitas vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas. E, no sábado (28), haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público. A Semana da Primavera é realizada por prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada.

Anuncie aqui