Armamento foi comprado pela prefeitura.
Nos dias 1 e 2 de julho, 20 guardas civis de Rio Claro participaram do treinamento de armamento e tiro para a habilitação na plataforma fuzil.
Em 2022, cinco unidades desse armamento da marca Taurus, modelo T4, calibre .556, com capacidade de 30 tiros, foram adquiridas pela prefeitura de Rio Claro. Os novos equipamentos fazem parte de uma lista de aquisições para a modernização e ampliação da segurança no município. “Os investimentos no setor buscam ampliar a sensação de segurança aos munícipes e a qualidade de vida dos rio-clarenses, e nossa guarda municipal cumpre importante papel neste objetivo”, afirma o prefeito Gustavo.
O treinamento é feito em sala de aula e em estande de tiro, abordando o conhecimento da arma, manuseio e normas de segurança, recargas, solução de panes, saques repetitivos e transições de armamento.
As aulas foram ministradas por guardas civis da própria GCM de Rio Claro, que são instrutores de tiro habilitados e credenciados pela Polícia Federal, e também aplicam uma prova escrita conforme exigência da PF.
De acordo com a Secretaria Municipal da Segurança, os guardas habilitados poderão utilizar esse armamento que propicia um poder maior de resposta, caso necessário, trazendo mais segurança ao agente em operações policiais de grande envergadura e, consequentemente, oferecendo maior sensação de segurança aos munícipes.