O município de Rio Claro recebeu nesta semana dois drones adquiridos pela prefeitura para auxiliar ações de monitoramento. O modelo adquirido foi o Phantom 4 Pro – Obsidian. A prefeitura investiu R$ 36 mil na compra dos aparelhos, acessórios e treinamento dos operadores. Os drones vão ajudar no trabalho realizado por diversos setores da administração municipal como Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), obras, trânsito e meio ambiente, e ainda em ações conjuntas do poder público com as polícias Civil e Militar.

Os drones vão ficar com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil. Na próxima semana, de 20 a 24 de agosto, agentes de segurança farão treinamento sobre o uso dos aparelhos em Limeira. Na semana seguinte, de 27 a 31 de agosto, eles farão curso sobre segurança de vôo em São Paulo. “No início de setembro os agentes estarão habilitados e certificados para uso dos drones”, explica Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário da Segurança, Defesa Cilvi, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

Com o fim do curso, os participantes vão replicar o aprendizado treinando agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Vamos formar novos operadores para otimizar o uso dos drones”, explica o diretor da Defesa Civil, Wagner Araújo.

A utilização de drones pelo município foi solicitada em requerimento pelo vereador Ruggero Seron.