Nova licitação já está em andamento. Usuários seguem insatisfeitos com os serviços prestados e reclamam da falta de manutenção dos veículos e dos horários dos itinerários.
A Prefeitura de Rio Claro (SP) prorrogou, pela quarta vez, o contrato emergencial do transporte público do município, até que uma nova licitação seja concluída. O serviço é alvo de várias reclamações, como falta de manutenção e longa espera.
A novo contrato vai custar R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. A prefeitura da cidade informou que a nova licitação já está na fase final, porém o período para que a nova empresa comece a operar é de, no mínimo, seis meses.
Reclamações
Uma das principais reclamações dos usuários é em relação à falta de conservação e manutenção dos veículos. Em alguns deles, as portas travam frequentemente, e os bancos estão rasgados e remendados.
Nesta terça, uma passageira foi prensada pela porta de um veículo. O Samu foi chamado e foi socorrida com ferimentos leves no braço. Ela já teve alta.
“Os bancos estão todos desmontando, estão saindo do assento”, disse Tânia Maria Pacini Cordeiro, moradora da cidade.
Outra reclamação comum da população é em relação ao horário dos itinerários, que atrasam com frequência. Além disso, algumas linhas passam a cada uma hora nos bairros.
“O horário é péssimo, as condições são péssimas. Eu acho que tem que melhorar muito. A gente fala alguma coisa, os motoristas são novos, eles não tem noção do itinerário, e deixam a gente em qualquer lugar”, contou Maria Pires, moradora da cidade.
O que diz a empresa
A empresa Rápido SP informou que faz a manutenção dos veículos, mas que há muito vandalismo. Em 30 dias, foram registrados pelo menos 10 boletins de ocorrência por conta dos crimes.
O que diz a prefeitura
Os envelopes da nova licitação devem ser abertos no dia 12 de julho. Entre as mudanças no contrato está a idade média da frota que passará de 12 anos para 5 anos.
“Então vamos ter uma boa melhora na frota, com ônibus seminovos. Vamos ter a revitalização do terminal da estação. Teremos 10 câmeras nos ônibus, 10 câmeras no estação, painéis digitais, centro operacional que vai conseguir monitorar os ônibus e as rotas e aplicativos para a população, que vai poder baixar e ter informação de todo sistema de transporte público”, disse o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Paulo Paulon.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara