Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro realiza o 1º Circuito Ambiental Você e a Natureza

Evento será aberto ao público e realizado no próximo dia 28.

O município de Rio Claro amplia suas ações para se consolidar como referência em processos sustentáveis e práticas que não agridam o meio ambiente e a saúde. Neste sentido, no próximo dia 28 será realizado o 1º Circuito Ambiental Você e a Natureza, evento que foi tema de reunião no início desta quarta-feira (18) no gabinete do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Anuncie aqui

Na reunião foi apresentado projeto piloto que deverá ser implantado no bairro Bela Vista para estimular ainda mais e conscientizar a comunidade sobre a importância da escolha pela alimentação com produtos naturais.

“Precisamos discutir sobre o que vamos levar para a mesa das nossas casas, a qualidade do que iremos servir para nossas crianças”, destacou o prefeito Juninho da Padaria, acrescentando que as ações do poder público precisam vir acompanhadas da participação da comunidade para que o trabalho dê resultado. “Há mais de 30 anos o deputado Aldo Demarchi iniciou este trabalho, já naquela época sabendo da importância de se falar da agricultura natural”, lembrou o prefeito.

“O bairro Bela Vista receberá o projeto piloto que consiste no incentivo à comunidade para a prática da agricultura natural, inclusive com implantação de hortas caseiras”, explicou o diretor de Silvicultura, Sérgio Litholdo, que na reunião teve seu trabalho destacado por todos.

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, frisou que investir em alimentação é investir na promoção da saúde. “Existe um trabalho em andamento para implantação de abatedouro de galinhas caipiras no município, em uma parceria com a Aval e Korin, e agora este projeto voltado à agroecologia, representando importantes avanços”, ressaltou Godoy. O secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri, ressalta que as secretarias municipais têm apoiado as iniciativas por uma melhor qualidade de vida.

Em nome do ex-deputado Aldo Demarchi, o vereador Val Demarchi falou da convicção de que a agricultura natural é o melhor caminho. “A Câmara está à disposição para trabalhar com a prefeitura na promoção da alimentação de melhor qualidade”, observou o vereador Val.

Da reunião também participaram integrantes do grupo denominado “Anjos da Natureza”, que tem como principal objetivo transformar Rio Claro em cidade sustentável e que sirva de modelo para todo o Brasil. Um dos primeiros passos desse projeto visa consolidar o Horto de Ajapi como núcleo de difusão da agricultura natural e orgânica, além dos demais sistemas produtivos de base agroecológica.

Essa ideia ganhou força com iniciativa do vereador André Godoy que instituiu uma Frente Parlamentar Municipal com a finalidade exclusiva de discutir programas e ações voltados à produção de alimentos saudáveis para os consumidores e sem prejudicar os recursos naturais. Da frente também participam os vereadores Carol Gomes, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes e Val Demarchi.

O encontro mobilizou voluntários e representantes de secretarias municipais, Rotary Alvorada, Lions Club de Rio Claro Centro, ONG Olinda, Korin Agricultura, Korin Meio Ambiente, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Faculdade Asser, Unesp, Daae e Senac.

O evento do dia 28 será realizado no Jardim Público, das 9 às 16 horas, com atividades gratuitas a todos os interessados. “Entre as atividades previstas para o evento estão a confecção de mini ikebanas, mini palestras sobre alimentação saudável, troca de materiais recicláveis por kit verdura natural e distribuição de mudas de hortaliças e de plantas”, explica Sérgio Litholdo, coordenador do evento.

De acordo com Lihtoldo, o objetivo é divulgar a importância da alimentação saudável para a sociedade. Dando a oportunidade às pessoas de conhecerem a maneira correta de alimentação e atitudes no dia a dia que levem à qualidade de vida, por exemplo, ter a própria horta caseira ou comprar produtos naturais ou orgânicos.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...
Anuncie aqui