Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP
Anuncie aqui

Informação é da Vigilância Epidemiológica nesta quarta (18). Transmissão é investigada porque paciente não viajou para o exterior. Cidade passará a ter medidas restritivas na quinta-feira (19).

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos (SP) confirmou o primeiro caso de novo coronavírus, na tarde de quarta-feira (18). A cidade tem 25 casos suspeitos da doença. O Estado de São Paulo já tem três mortes por Covid-19.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que, no entanto, só tem informado detalhes de pacientes que testam positivo para a Covid-19.

Anuncie aqui

Paciente não viajou

O paciente é um homem de 35 anos que foi atendido recentemente na rede particular de saúde, porém não foi notificado como caso suspeito, pois não se enquadrava nos critérios de definição dos casos, inclusive sem registro de viagem recente para fora do país.

Por recomendação do local onde trabalha, o homem fez o exame em laboratório particular na capital paulista que confirmou para o novo coronavírus. Ele passa bem e está em isolamento domiciliar.

Em comunicado, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos informou que, como o caso não foi notificado como suspeito pela rede particular, não foi contabilizado nos números oficiais divulgados até a última terça-feira (17). Como o homem não viajou, a transmissão vai ser investigada.

Com as notificações recebidas nesta quarta-feira (18), São Carlos contabiliza 25 notificações de casos suspeitos. Quatro casos suspeitos foram descartados.

Com a confirmação, a prefeitura vai mudar as medidas preventivas para medidas restritivas. O anúncio será feito na quinta-feira (19).

Veja as medidas já tomadas pelo município:

  • Eventos: Um decreto da Prefeitura de São Carlos proibiu todas as reuniões e eventos da prefeitura por um período de 10 dias, além da suspensão da emissão de alvarás para eventos.
  • Escolas: Até sexta-feira (20), as faltas nas redes municipal e estadual de ensino serão abonadas, caso os responsáveis decidam não mandar os alunos para a escola. A partir de segunda-feira (23), as aulas serão suspensas. O mesmo vale para as escolas da rede particular.
  • Universidades: A UFSCar suspendeu as aulas a partir desta segunda nos 4 campi (São Carlos, Sorocaba, Buri e Araras) até 29 de março. Na USP, as aulas estão suspensas a partir de terça-feira (17). A medida vale também para atividades culturais e de extensão abertas ao público em geral, eventos científicos e comemorativo, inclusive colação de grau, a partir de 23 de março. A Unicep suspendeu as atividades acadêmicas presencias no período de 16 a 28 de março, nos campi de São Carlos, Porto Ferreira e Rio Claro. O IFSP suspendeu todas as aulas presenciais nos campi a partir desta segunda-feira (16) e até o dia 29 de março, prazo que pode ser prorrogado.
  • Outros serviços: canil municipal, o parque ecológico, a Fundação Educacional São Carlos (Fesc), os restaurantes populares, os museus e o teatro municipal ficam fechados a partir de terça (17).
  • Saúde: as férias de servidores da área da saúde que não estejam vencendo serão suspensas. A Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar alterou o funcionamento e horários de atendimento para garantir a segurança de usuários e profissionais diante da pandemia da Covid-19. As atividades curriculares na Unidade foram suspensas e foram realizadas pactuações com seus servidores, estabelecendo planos de ações para trabalho remoto e para orientações online dos pacientes. Alguns ambulatórios mantiveram seus atendimentos para pacientes com risco de morte. Os atendimentos do Serviço de Acolhimento foram interrompidos para novos pacientes, no período de 17 a 29 de março, que poderá ser prorrogado conforme orientações da Reitoria da UFSCar. Os agendamentos de consultas médicas e testes ergométricos via sistema Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) foram adiados e serão retomados no retorno das atividades acadêmicas na Universidade. No período de 17 a 27 de março, o horário de atendimento pelo telefone (16 – 3351-8645 e 3351-8346) será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
  • Casa do Trabalhador: terá limitação do acesso de entrada a 5 pessoas por vez para evitar a aglomeração de candidatos e fará o agendamento de atendimentos pelo telefone (16) 3374-1750. A utilização dos computadores do Programa Acessa SP, que fica no local foi suspensa por tempo indeterminado.
  • Igreja Católica: em 29 municípios da diocese de São Carlos, todas as atividades promovidas pela igreja serão suspensas por 10 dias, exceto as missas. Os padres deverão acrescentar mais horários de celebrações, observando a higienização e ventilação dos locais.
  • Dúvidas: A Santa Casa criou o ‘Disque Coronavírus’, com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a doença. Os esclarecimentos podem ser feitos das 7h às 16h por meio do número (16) 3509-1234.
  • Shopping Iguatemi: a partir de 18 de março irá operar em horário reduzido de segunda-feira à sábado, das 12h às 20h e, aos domingos, lojas das 14h às 20h e alimentação das 12h às 20h.
    Fonte: G1 São Carlos e Araraquara
Anuncie aqui