Templo será reaberto na segunda quinzena de fevereiro

A Sé Catedral Santo Antônio, localizada no centro de Piracicaba, ficará fechada a partir desta segunda-feira, dia 28, para obras de reforma e restauração. De acordo com o cronograma, o templo será reaberto após 20 de fevereiro. Neste etapa da obra serão realizadas intervenções na parte elétrica na nave do templo e por esta razão foi preciso realizar o fechamento do templo.

De acordo com monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, Cura da Catedral Sé Santo Antônio e Vigário Geral da Diocese de Piracicaba, nesta etapa será feita a troca de toda a iluminação da Catedral e o seu fechamento visa dar maior segurança aos frequentadores da Sé Catedral, bem como os trabalhadores da empresa contratada, já que serão feitos cortes na estrutura e também a utilização de andaimes. “A intervenção será feita de maneira tranquila e eficiente e deverá ser concluída num prazo de 20 duas”, ressalta o presbítero.

Monsenhor Ronaldo informa ainda que neste período, as celebrações, o atendimento para aconselhamento e confissões, além do atendimento da secretaria paroquial passarão a ocorrer na Igreja São Benedito, localizada na rua do Rosário, 801, ao lado na Câmara Municipal, no centro.

As obras de reforma e restauração da Sé Catedral Santo Antônio tiveram início na segunda quinzena de fevereiro de 2018 no subsolo do templo. O antigo salão social foi remodelado, no local foram construídos banheiros com acessibilidade, secretaria, sala de atendimento dos padres, salas de reuniões e catequese e o restauro da antiga cripta. Também foi realizada a restauração da primeira parte dos vitrais da Igreja. Toda obra de reforma e restauração foi dividida em oito etapas, que compreende a lavagem das paredes externas e da capela do batismo, a pintura interna da catedral, o restauro das portas, restauro dos pisos do átrio, da nave, do presbitério e da capela do Santíssimo, e, finalmente, a construção do pórtico frontal da catedral. “Queremos no Igreja Mãe totalmente reformada e restaurada para o Jubileu de Brilhantes (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba a ser celebrado em setembro desde ano”, finaliza monsenhor Ronaldo.

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

Há aproximadamente um ano, após um período de levantamento de informações e elaboração de projetos, a Sé Catedral Santo Antônio iniciou uma série de obras, cuja a finalidade é melhor atender os fiéis e se adequar às necessidades de nossa época.

Os frutos desta empreitada serão observados em breve; esperamos que nos próximos meses o Centro Pastoral, composto pela nova secretaria e novas salas, seja inaugurado. Mas as obras continuam…

Assim, pensando no bem estar de todos os devotos de Santo Antônio e demais fieis que diariamente passam por nossa Igreja Catedral, comunicamos que todas as atividades a partir da segunda-feira, 28 de janeiro, serão realizadas na Igreja São Benedito, localizada no Largo São Benedito.

Desde já, agradecemos aos nossos dizimistas e devotos que aderiram a nossa campanha “Abrace a Catedral”, que diretamente nos proporcionaram a capacitação de recursos que puderam transformar esta obra em realidade.

Contamos assim, com a compreensão de todos.

Respeitosamente.

Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli Cura da Catedral Sé Santo Antônio Vigário Geral da Diocese de Piracicaba