Em 2018 mais de 1.100 abordagens foram feitas.

As pessoas em situação de rua, contam com um novo espaço de atendimento no município de Rio Claro. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que antes funcionava no terminal rodoviário, está atendendo em novo endereço. Na terça-feira (16) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve no local para conhecer as novas instalações do serviço, que é resultado de parceria da prefeitura de Rio Claro com o Instituto Viver e Conviver.

“O trabalho realizado pelo Seas é fundamental para o bom acolhimento dos moradores de rua, e deve respeitar o direito de ir e vir de cada cidadão e também levar em consideração os interesses da população em geral”, observa o prefeito Juninho. “A articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança tem sido muito importante na realização destes atendimentos”, destaca o prefeito.

A sede do serviço em março foi transferida para imóvel na Avenida 9, no bairro Saúde. “A mudança foi proporcionada pela prefeitura para oferecer melhor acolhimento ao público atendido, o que representa importante ganho para o serviço”, destaca Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, acrescentando que a partir de parcerias como essa, o município investe financeiramente no desenvolvimento de trabalho de políticas públicas para o atendimento à população.

O Seas realiza busca ativa à população de rua oferecendo atendimento especializado e encaminhamento aos serviços públicos, quando necessário. “Em 2018 o trabalho de busca ativa realizou 1.140 abordagens”, informa Eliana Vaz, coordenadora do Seas. Durante o trabalho, equipe de profissionais percorre o município, inclusive orientando a comunidade. “A equipe inclui assistente social, psicólogo e educador social”, enumera Isis Rodrigues, educadora social.

Nas próximas semanas, material informativo será distribuído à comunidade reforçando a importância de não se dar esmolas. A recomendação é para que o cidadão em situação de rua seja orientado a procurar pelos serviços oferecidos no município.