Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O Shopping Piracicaba, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba, será ponto da campanha de vacinação antirrábica, no sábado (10), das 12 às 17 horas, no estacionamento da entrada 3 do centro de compras (entrada da Marisa). As vacinas são gratuitas e aplicadas em cães e gatos a partir dos três meses.

Para serem vacinados, os cachorros devem ser conduzidos por guias e por adultos. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em dispositivos específicos que evitem fugas ou acidentes. Os animais agressivos devem estar, obrigatoriamente, com focinheira.

Por orientação do CCZ Piracicaba, não podem ser vacinados os animais em tratamento veterinário, que estejam debilitados ou doentes, gestantes ou fêmeas que ainda amamentam.

A vacina antirrábica é usada para prevenir a raiva, uma doença causada por vírus que pode ser transmitida para as pessoas que entrarem em contato com a saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, pelas mordidas, mas também pode ocorrer em casos de arranhões ou lambidas. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço).