Anuncie aqui

Somos vasos quebrados

Gosto muito da sabedoria oriental e uma das que mais me encanta é a que está por trás da técnica kintsukuroi. Diz respeito à recuperação de louças quebradas com uma espécie de tinta de ouro realçando as rachaduras e remendos.

Constantemente buscamos perfeição de várias maneiras: na estética, tentando esconder por meio das mais variadas técnicas e procedimentos nossas imperfeições obtidas com o passar do tempo; nas pessoas que estão ao nosso lado, nos afazeres e, também, em nossas rotinas.

No entanto, a beleza deveria estar justamente na imperfeição. É exatamente ela que mostra que as coisas, as pessoas ou as relações viveram experiências, tiveram histórias que deixaram marcas.

Anuncie aqui

Se deixarmos um prato guardado num armário fechado a sete chaves, intocável, com certeza ele não terá nenhuma rachadura, nenhum arranhão. No entanto, ele não participou efetivamente de nenhum evento, não serviu a comida carinhosamente preparada, não esteve em nenhuma mesa “presenciando” o afeto vindo de uma refeição entre pessoas queridas.

E assim somos nós! Se não convivermos ou não nos envolvermos diretamente com as pessoas, provavelmente não teremos nenhuma “rachadura” ou desentendimento, mas também não enfrentaremos o aprendizado de tolerância, não vivenciaremos momentos de afeto, de alegria e de troca de experiências. Ou seja, não teremos criado laços ou construídos histórias.

Mas se o seu vaso com alguém estiver com rachaduras… ótimo!!! Significa que é uma relação de verdade, pois as perfeitas demais significam superficialidade. Toda vez que nos relacionamos de verdade com as pessoas estamos expondo nossos defeitos e buscando entender os seus defeitos. Erraremos e perdoaremos os erros simplesmente porque queremos e valorizamos esse vaso rachado, apesar de tudo.

Nosso corpo, enquanto vaso, também precisa ter suas “trincas” de ouro, porque significa que estamos vivos. Estamos numa caminhada e embora possamos nos machucar, quando eventualmente tropeçarmos, as marcas do tempo são melhores do que o não viver.

O grande fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung, em seus trabalhos comenta que “Ninguém pode fazer história se não quiser arriscar a própria pele, levando até o fim a experiência da própria vida…”

Então, sejamos mesmo vasos quebrados com remendos, porque tanto os nossos quanto os dos outros nos indicam que ainda vale a pena consertar. Vale continuarmos caminhando, vivenciando experiências e, acima de tudo, constatando que a perfeição não existe, ela é apenas uma necessidade nossa de ter controle sobre tudo e todos.

Alessandra Cerri é professora, especialista em educação para a terceira idade e sócia-diretora do Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap).

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Sorria!

Por: Antonio Fais Era um personagem estranho, para dizer o mínimo. Filho do meio de três irmãos, de família de classe média alta, seguindo a...

TJ autoriza volta de bloqueios na Rodovia Washington Luiz

Em despacho assinado nesta terça-feira (30), o desembargador Luiz Sérgio Fernandes de Souza, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do...
Anuncie aqui

Mais notícias

Empresas de Rio Claro passam a contar com sala de relações internacionais

Sala está instalada no Núcleo Administrativo Municipal. O município de Rio Claro passou a contar com uma sala de relações internacionais, espaço dedicado ao fomento...

PM encontra ‘casa bomba’ e apreende 100 kg de cocaína na zona leste de SP

No local foram apreendidos materiais para refino da droga, balanças de precisão e uma prensa. A PM chegou até o local após receber informações sobre...