Anuncie aqui

Inscrições devem ser feitas pelo SiSU entre 22 e 25 de janeiro; são 2.893 vagas, em 64 cursos.

A UFSCar publicou o edital contendo o cronograma de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também o calendário completo das demais chamadas que serão feitas diretamente pela própria Universidade. Estarão disponíveis ao todo 2.893 vagas, em 64 opções de cursos de graduação, distribuídas entre os campos de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

O Ministério da Educação (MEC) informou que, logo após a divulgação dos resultados do Enem 2018, estudantes interessados nas vagas deverão acessar o site do SiSU, entre os dias 22 e 25 de janeiro, para realizar a inscrição, escolhendo até duas opções de curso – 1ª e 2ª opção – que podem ser inclusive para vagas na mesma universidade. No entanto, houve mudança em relação a edições anteriores: a partir de agora, o estudante que for convocado na primeira chamada, mesmo que no curso de 2ª opção, não poderá colocar o nome na lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição de ensino.

Anuncie aqui

Para cada uma das opções, o candidato deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que trata da reserva de vagas nas instituições federais de ensino para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, com metade dessas vagas reservadas para aqueles que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos e para pessoas com deficiência.

Em relação às modalidades de reserva de vagas da Lei nº 12.711/2012 para pessoas negras (pretas ou pardas), o edital da UFSCar também apresenta o procedimento de verificação da autodeclaração de raça/cor, que será feito, a partir deste ano, em consonância com princípios expressos em outras normativas que tratam da mesma temática no âmbito de concursos públicos, em processo conduzido pela Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar.

Antes de realizar a inscrição no SiSU, as pessoas interessadas em ingressar na UFSCar devem consultar, no edital, toda a documentação que será exigida para comprovar a modalidade de concorrência escolhida. Além disso, é fundamental conferir os prazos de inscrição no SiSU e as datas de divulgação dos resultados e matrículas para cada uma das chamadas definidas pela UFSCar.

www.ufscar.br

Mais informações podem ser obtidas em contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Anuncie aqui