Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unicamp conduz força-tarefa no enfrentamento ao novo coronavírus

Iniciativa visa a estruturar a universidade para os momentos mais críticos da pandemia, previstos para as próximas semanas

Universidade Estadual de Campinas deu início à força-tarefa contra a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Liderada por professores do Instituto de Biologia, a Força-Tarefa Unicamp visa a estruturar a universidade e a comunidade para os momentos mais críticos da pandemia, previstos para as próximas semanas.

Anuncie aqui

De acordo com especialistas, a enfermidade tem causado um efeito sem precedentes basicamente pela combinação de três fatores: (1) a disseminação pela via respiratória; (2) a transmissão ocorrer por pessoas assintomáticas; e (3) o efeito sobre o sistema respiratório de pessoas com condição de saúde fragilizada.

Frente ao cenário atual, duas iniciativas, que tiveram como base o aprendizado dos efeitos da doença em outros países, têm se tornado determinantes para a mitigação dos efeitos da pandemia: o isolamento social precoce e a preparação antecipada do sistema de saúde.

Ambos afetam a famosa curva da pandemia. De acordo com médicos, enquanto o isolamento social atenua a curva, o fortalecimento emergencial do sistema de saúde aumenta a capacidade de acolhimento e cuidado com os infectados que necessitam de internação.

Estrutura

A Força-Tarefa Uni-Contra-COVID19 está estruturando a Unicamp para atuar nas seguintes frentes:

– Frente Diagnóstico, com o objetivo de padronizar protocolos, produzir controles e auxiliar a implantação de teste nos laboratórios de patologia clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas.

– Frente de Pesquisa e Desenvolvimento: composta por um grupo de pesquisadores trabalhando no desenvolvimento e implementação de testes que possibilitem diagnóstico em larga escala para estas unidades de saúde.

– Frente de Pesquisa Básica, com o objetivo de utilizar toda a capacidade de pesquisa e inovação instalada na Unicamp para buscarem descobertas científicas que nos coloquem mais próximos da compreensão da ação do vírus, do desenvolvimento da doença e da ação de fármacos com potencial de reverter o quadro da infecção.

– Frente de Divulgação, que prestará o serviço à iniciativa de levar, em tempo real, os progressos científicos da força-tarefa à comunidade, como atuar junto à sociedade no fornecimento de informações confiáveis sobre a pandemia.

– Frente de Captação de Recursos, que visa garantir a sustentabilidade da Força Tarefa e auxiliar na estruturação da capacidade do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas em lidar com esta pandemia.

– Frente de Articulação, que atuará em conversas com representantes de instituições, sociedades e políticos para o engajamento conjunto frente a esta iniciativa.

– Frente de Ensaios Clínicos, liderado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas, que coordenará os ensaios clínicos voltados a COVID-19 na Unicamp.

– Frente de Modelagem Epidemiológica, que atuará na construção de modelos para a previsão de possíveis cenários e análise de dados epidemiológicos que auxiliem na compreensão dos impactos da enfermidade em nossa sociedade.

A Força-Tarefa Unicamp contra a COVID-19 pretende ter a capacidade de realizar inúmeros testes por hora, desenvolver pesquisa de ponta e ensaios clínicos e divulgar em tempo real informações seguras e embasadas cientificamente sobre o novo coronavírus e suas consequências para a saúde humana e a sociedade.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Educação e Fundo Social entregam mais de 30.000 ovos de Páscoa

Entrega foi realizada para rede municipal de ensino e entidades assistenciais. Mais de 30.000 ovos de Páscoa foram entregues pela...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...
Anuncie aqui