Anuncie aqui
Anuncie aqui

Variações sobre “Fake”

Por: William Nagib Filho

Anuncie aqui

Até as eleições que se avizinham, candidatos e simpatizantes polarizados prometem de tudo um pouco, especialmente as turmas mais energizadas do “capitão sem proposta” e do “condenado narcisista”.

As Fake News fazem parte desse processo todo e ganham mais força à medida em que o dia de votação vai se aproximando. Vale tudo para ganhar o voto. Pesquisadores receiam sobre conteúdos enganosos e sua proliferação, driblando, inclusive, restrições e sistemas até então existentes.

Enquanto o bem polêmico (respeitados críticos temem pela redução da liberdade de expressão e privacidade) projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020 já aprovado no Senado) não avança na Câmara, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE vem se armando para enfrentar esse cenário beligerante e perigoso, dentro de uma subdivisão bem interessante de 7 tipos de Fakes.

O primeiro subitem é o de conteúdo enganoso, ou seja, a Fake incompleta, que faz uso de fragmentos de citações ou estatísticas de forma distorcida para justificar um ponto de vista.

A de contexto falso, por sua vez, é a Fake que faz uso de um conteúdo verdadeiro, mas a apresentação se dá de maneira a enganar o destinatário, com legendas, por exemplo, desassociadas da imagem real.

Já a de falsa conexão é aquela Fake que atrai o incauto logo de cara, apresentando um título de texto ou vídeo que não é condizente com o restante do conteúdo, mas daí já é tarde, pois o leitor já clicou e deu visibilidade. A satírica ou de paródia provoca risos de início, mas a enorme viralização faz com que essa espécie de Fake passe a ser compartilhada como se fosse uma verdade.

A de conteúdo fabricado é a 100% falsa, como ocorre com aqueles vídeos gerados com inteligência artificial. Já a Fake manipulada pega fotos e vídeos autênticos e os altera digitalmente, promovendo cortes, alteração de velocidade da voz transformando um personagem em alguém engraçado ou embriagado, por exemplo.

Por fim, a Fake de conteúdo impostor é bem perigosa, pois envolve imitação de pessoas públicas, instituições e veículos de comunicação através da criação de perfis falsos que darão credibilidade à desinformação.

Para os que se preocupam em conhecer a verdade e fugir das Fakes, eis algumas dicas trazidas pelo jornal “Estadão” de domingo passado: evitar o impulso diante de boatos alarmistas e que buscam provocar indignação. Avaliar a origem da informação e quem compartilhou o conteúdo também é importante. Verificar a linguagem é um bom referencial: letras diferentes, erros de português e pontuação equivocada merecem atenção. Qualidade ruim de fotos e vídeos podem transparecer montagem ou manipulação. Acompanhar sites de checagem e pesquisar no Google palavras chave ligadas à informação é um método bem legal também, como igualmente acionar diretamente os sites “checadores”, nos quais existam jornalistas confiáveis ativados.

Como dito por Christine Peter, ligada ao TSE, “todas as energias estão voltadas à questão da desinformação e da erosão democrática por meio das fake news”. Dias atrás o Telegram firmou termo de adesão com a Justiça Eleitoral visando o enfrentamento da desinformação.

É por isso que os segmentos da sociedade – que ainda acreditam na preservação do verdadeiro regime democrático das liberdades públicas – devem ser parceiros do Judiciário e das plataformas que arrimam as redes sociais, incentivando, por exemplo, que escolas de todos os níveis promovam, o quanto antes e todo o tempo, amplo debate entre crianças, adolescentes e adultos acerca do que é informação e o que é desinformação e como verificar tudo isso de forma segura.

Conhecendo um pouco mais sobre as Fakes, suas variantes e sistemas de verificação e constatação, já se pode defender bandeiras, candidaturas e informações de forma mais segura e responsável quando for para tirar conclusões e, principalmente, antes de sair compartilhando o que recebeu sabe-se lá de quem.

William Nagib Filho – Advogado

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

A conquista do pleno emprego

Por: Rafael Cervone O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, alertou-nos este ano sobre a prioritária criação de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...
Anuncie aqui