Propostas seguirão para etapas macrorregional, estadual e nacional de conferência.
Rio Claro realizou nesta quarta-feira (19) a 1ª Plenária em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que é a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A plenária elegeu uma proposta de cada um dos três eixos temáticos. Essas propostas seguirão para as etapas macrorregional, estadual e nacional da conferência.
A primeira proposta é no sentido de fomentar a participação e educação popular, de forma a reativar e fortalecer os conselhos gestores locais. A segunda proposta aborda a valorização do trabalhador de saúde, incluindo educação permanente e continuada. A terceira proposta visa efetivar políticas de integração ensino-saúde-comunidade.
Em cada eixo temático também foram eleitos dois delegados (titular e suplente), que representarão Rio Claro nas etapas macrorregional, estadual e na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Os delegados titulares eleitos são Carlos Sobreira Gonçalves, Juliana Bossolani de Góes e Marta Tereza Gueldini Linardi Bianchi. Os suplentes são Rafael do Prado Cavello, Neusa Julião Barbosa e Paulo Roberto Coelho Filho.
“Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, a 1ª Plenária em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde traz a valorização das pessoas que constroem o SUS”, observa o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto (CREF 061389-G/SP). Valdanha lembra que a última Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ocorreu em 2006, “sendo assim, após 18 anos estaremos revisitando as políticas adotadas para a gestão do trabalho e educação na saúde e propondo diretrizes que, além de construir novas políticas, irão aperfeiçoar as políticas que já existem, tornando-as mais efetivas e potentes”.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, ressaltou na abertura da plenária a importância da educação permanente para o constante aprimoramento dos serviços de saúde.
A atividade contou com a palestra de Rosana Marcondes, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Osasco. Também participaram da plenária Moisés Taglietta, diretor do Departamento Regional de Saúde de Piraciaba (DRS-X); Leandro Tavares Pauletti, pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Claretiano; e Vivian Cristina Filier Goncalves, secretária de Saúde de Santa Gertrudes.