Rio Claro se destaca mais uma vez no cenário de inovação e empreendedorismo tecnológico.
O município de Rio Claro foi contemplado com uma das 71 propostas aprovadas no Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp de 2023. Numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro de Inovação Tecnológica e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, foram captados recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a formação de uma equipe de especialistas em trabalho em rede e em empreendedorismo inovador.
O projeto, em fase de contratação, visa criar uma estrutura de apoio abrangente para entidades públicas e privadas que atuam no campo da inovação, além de fortalecer a política pública municipal.
A equipe é composta por pesquisadores de instituições renomadas como Unesp, UFSCar, UFRJ, UFBA, Unicamp, entre outras. Estes especialistas oferecerão capacitações, desenvolverão conhecimento e instrumentos metodológicos, além de apoiar ações colaborativas no município.
Giovani Gozzi, coordenador do projeto, destaca que “a execução da proposta garantirá ao município o apoio de destacados especialistas brasileiros, o desenvolvimento de instrumentos e metodologias sob medida, além de posicionar Rio Claro no mapa da inovação como um município produtor de conhecimento na área”.
Nos últimos anos, Rio Claro tem realizado um trabalho sistemático no campo da inovação. Foram criadas a Diretoria de Inovação, o HUB Rio Claro, o Centro de Inovação Tecnológica e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, afirmou que “o município de Rio Claro reverteu um atraso de mais de 30 anos no campo da inovação e do empreendedorismo tecnológico. Mas, muito mais ainda pode ser feito por Rio Claro”.
O Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro, integrante do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e da rede Ambientes Paulistas de Inovação (API), tem atraído recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Governo do Estado de São Paulo, via Fapesp, consolidando o município no cenário das principais políticas públicas estaduais e nacionais.
Para o prefeito Gustavo Perissinotto, “em um território com poucas opções de expansão urbana, a tecnologia e a inovação são fundamentais para que Rio Claro consolide sua posição de protagonismo econômico e social em nível regional”.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico desta que a efetividade e longevidade do ecossistema de inovação de Rio Claro dependem da busca pelas melhores práticas e da cooperação entre entidades de diversos setores.
O projeto aprovado pela Fapesp oferece capacitações, apoio especializado e desenvolvimento de metodologias que fortalecerão o ecossistema de inovação do município, impactando positivamente o desenvolvimento econômico e social de Rio Claro e região.