Anuncie aqui
Anuncie aqui

Cetesb identifica indústria responsável por mortes de peixes no Rio Piracicaba, prevê punição severa e faz alerta à população

Companhia orienta para que pessoas evitem contato direto com água do manancial. Pescadores relataram presença de espuma em trecho do rio e coloração anormal na água.

 

Anuncie aqui

Após morte de milhares de peixes no manancial que corta Piracicaba (SP) no último domingo (7), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) coletou amostras de água do Rio Piracicaba. Segundo comunicou o órgão no início da tarde desta terça (9), o despejo irregular de resíduos industriais já foi interrompido e a origem da substância poluente e tóxica foi identificada, vinda de uma usina de açúcar e álcool na região.

A Cetesb alerta a população para evitar contato direto com a água do Rio Piracicaba, assim como a manipulação ou consumo dos peixes mortos encontrados no manancial.

Apesar da constatação de que o lançamento de efluentes cessou, na manhã desta terça-feira (9), dois dias após o lançamento dos resíduos industriais, ainda havia peixes boiando às margens.

Um relatório parcial sobre as constatações deverá ser divulgado nesta quarta-feira (10), segundo informou a Cetesb.

A Cetesb informou, em novo boletim atualizado sobre o caso, enviado às 18h para EPTV, afiliada da Globo, que equipes da companhia monitoram a operação da Usina São José S/A Açúcar e Álcool, responsável pelo problema, para evitar novos despejos.

“[…] E exigiram que fosse feita a limpeza dos resíduos empoçados em alguns trechos do rio, o que está sendo feito”, afirma a Cetesb.

A EPTV e o g1 procuraram a Usina São José S/A Açúcar e Álcool e aguardam posicionamento sobre o caso.

Em nota anterior, enviada ao g1 às 12h46 desta terça-feira (9), a Cetesb afirmou que são previstas punições severas. A empresa responsável deverá ser investigada por crime ambiental – Leia documento, na íntegra, abaixo.

“A Cetesb recebeu as primeiras denúncias sobre o caso no último domingo (7) e enviou imediatamente equipes para apurar as circunstâncias, em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), com o Pelotão Ambiental da Prefeitura de Piracicaba e com a equipe de operação da Barragem de Salto Grande. Amostras coletadas estão em análise e já foi identificada e cessada a origem do derramamento, ocasionado por uma indústria da região. Um relatório parcial será divulgado amanhã, com previsão de punições severas para o agente responsável. A população deve evitar contato direto com a água do rio e os peixes mortos não devem ser manipulados, nem consumidos”, conclui.

A Cetesb informou ainda em nota enviada na noite desta terça-feira (9), que monitora a qualidade da água por meio do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Água (Simqua).

“Já na tarde do dia 9 de julho, a sonda instalada na estação automática de Piracicaba apontava uma recuperação considerável na quantidade de oxigênio dissolvido (de 0 para 2,65 mg/l e 2,72mg/l, indicando melhora a cada período), condições mais favoráveis para a sobrevivência dos peixes. Junto com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) a Cetesb instalará uma segunda sonda de monitoramento automático da qualidade da água no trecho, a fim de aprimorar as análises e fornecer subsídios para o reforço da fiscalização na região”, relata em trecho do boletim.

Comitê sugere medida paliativa

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) sugeriu a liberação de mais água a partir do reservatório de Americana como uma providência paliativa, mas não totalmente efetiva, de amenizar a mortandade causadas por problemas na qualidade da água devido a despejos irregulares.

O órgão pede investigação para saber se o lançamento foi acidental ou proposital e cobre ações punitivas. A cena de peixes mortos às margens do Rio Piracicaba chamou atenção de quem passou pelo manancial e pescadores relataram que também havia espuma na água e a coloração era anormal.

Na manhã desta segunda-feira (8), o cenário ainda era peixes mortos às margens do Rio Piracicaba, conforme constatou a equipe da EPTV, que percorreu alguns pontos do manancial.

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) aposta na implantação de infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto, de tratamento der efluentes e providências para proteger as nascentes. Em nota, sugere que:

“Do ponto de vista da “gestão de recursos hídricos”, uma providência imediata e paliativa, seria a liberação de mais água a partir do reservatório de Americana, na tentativa de diluir essa carga que está causando mortandade. Essa providência, de todo, não seria de total eficiência pois, a distância entre o reservatório de Americana e o ponto onde os peixes estão sendo encontrados é de 58km cujo tempo de trânsito desta água seria de mais de 20 horas, sendo uma reação pouco eficiente em face do já acorrido”, comunicou em trecho do documento.

Fonte: g1 Piracicaba e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Procurado por furto e estelionato é capturado pela Polícia Militar em Rio Claro

Após denúncia anônima, PM localiza e prende homem com diversas passagens pela Justiça no Bairro do Estádio. Na tarde da...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto com o 10º BAEP termina com suspeito morto e dois...

Veículo denunciado por possível ligação com facções criminosas foi interceptado após assassinato; trio armado reagiu à abordagem e houve troca de tiros próximo à...

Fuga e Queda Revelam Crime: PM Prende Homem com Moto Adulterada...

Indivíduo tentou fugir da abordagem no Jardim Floridiana, caiu da motocicleta e foi preso por adulteração de sinal identificador do veículo. Na tarde deste domingo...

Jovem de 20 anos morre 70 dias após sofrer mal súbito...

Esdras Samuel Moreira estava internado na Santa Casa desde o dia 21 de fevereiro. Um jovem de 20 anos morreu, nesta sexta-feira (2), 70 dias...
Anuncie aqui

Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino completam quartas de final

Por outro lado, Água Santa e Inter de Limeira foram rebaixados neste domingo (23) após a última rodada da fase de grupos A primeira fase...

Foragido com diversas passagens é capturado pela PM em Ipeúna

Homem com histórico de violência doméstica e ameaças foi abordado durante patrulhamento no Centro e encaminhado ao plantão policial, onde permaneceu preso. Na tarde desta...
Anuncie aqui