Até julho o setor já tinha atingido R$ 17,5 bilhões e vem impulsionando a criação de novos negócios
As vendas online no turismo têm sido destaque, segundo o Relatório Setores do E-commerce do Brasil. Viagens e Hospedagem foi o ramo que mais cresceu entre os 18 segmentos avaliados, com um aumento de 6,4%. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por serviços de hospedagem e transporte aéreo. O setor de turismo como um todo tem registrado crescimento, segundo o IBGE. Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.
Os números positivos refletem também em aberturas de novos negócios nesse segmento, como é o caso da 3, 2, 1 GO!, que é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais.
A marca foi criada em 2019 e de lá para cada já soma 50 operações no Brasil e no mundo, sendo 20 delas inauguradas em 2024. “Criamos um modelo de negócio home office porque entendemos que o nosso público busca mais praticidade. Por isso que além de hospedagens e passagens aéreas, nós oferecemos uma experiência completa, que vai desde a emissão de visto, a transfer do aeroporto até o hotel, passeios, e roteiros exclusivos conforme a necessidade de cada perfil, seja para uma família grande ou pequena, grupo de idosos, crianças com autismo ou pessoas com problemas de mobilidade.
“Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens. Houve um crescimento muito grande na nossa rede no pós pandemia porque as pessoas querem criar suas próprias histórias e realizar seus sonhos. O mercado do turismo está em uma crescente constante e do ano passado para cá houve um aumento de 6% com relação às vendas e quase 50% do crescimento da rede. Mundialmente falando, esse é um dos mercados que mais cresce e a tendência é ser cada vez maior, com todos os eventos esportivos e shows”, disse Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!.
O levantamento mostra que foram mais de 68,7 milhões de passageiros até setembro de 2024, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em 2024, a 3, 2, 1 GO! vai faturar R$ 4 milhões e segundo o CEO da rede, o grande diferencial deles é o atendimento ao cliente: “A poltrona do avião é igual para todo mundo, no entanto, o sucesso da rede é porque aqui nós sabemos servir, diferente de tantas outras empresas. Somos consultores de sonhos e a palavra de incentivo que eu sempre levo é de fazer um atendimento aos nossos clientes, entendendo o problema dele e levando as soluções. O negócio flui muito mais”, diz Marco Lisboa.
Em um relatório recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do turismo tem apresentado números positivos. Até julho, o setor já tinha atingido R$ 17,5 bilhões. Entre as áreas avaliadas, o transporte aéreo de passageiros alcançou uma receita de R$ 4,62 bilhões, representando um crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2023.
Já uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou que entre os segmentos que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias no período pesquisado), o de Entretenimento e Lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. O setor foi beneficiado justamente pela melhora da conjuntura econômica, da demanda reprimida pela pandemia, estimulando a busca dos consumidores por lazer e turismo.
Sobre a 3, 2, 1 GO!
Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A marca visa explorar o potencial do mercado de turismo em expansão e também atua com viagens para empreendedores que buscam fazer estudo de viabilidade de seus negócios fora do país. Com 50 franqueados no Brasil e no exterior, como Orlando, Nepal e Portugal, a 3,2,1 GO! planeja faturar R$ 4 milhões até o final de 2024.