Município tem 2.468 casos da doença neste ano.
Rio Claro tem neste ano 2.468 casos de dengue e sete óbitos causados pela doença. O boletim foi emitido nesta terça-feira (15) pela Vigilância Epidemiológica, atualizando a situação da doença no município.
A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da procura por atendimento médico antes do agravamento da doença.
Os principais sintomas da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, superação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar, dificuldade para andar, choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar uma forma grave da doença. Numa situação dessas, é preciso procurar o serviço de saúde imediatamente.
Os sinais de alarme da dengue surgem principalmente quando a febre desaparece, geralmente de 3 a 7 dias após o início dos sintomas. Se isso ocorrer, o paciente deverá retornar imediatamente ao serviço de saúde.
Quem está com dengue deve se lembrar que a proteção é importante para a recuperação. Nunca se deve tomar medicamentos sem prescrição médica. Os medicamentos à base de salicilatos (AAS) e antiinflamatórios não devem ser usados, pois podem causar ou agravar sangramentos. É recomendado o uso de compressas frias nas articulações com dores por 20 minutos a cada 4 horas. Os líquidos são fundamentais para evitar o agravamento da doença. A Vigilância Epidemiológica recomenda que se beba água, chá, sucos, água de coco, soro caseiro ou soro de reidratação oral por até 48 horas após a queda da febre.