Atividades serão realizadas até o próximo dia 30.
Os eventos do Mês da Consciência Negra prosseguem em Rio Claro. Os eventos são organizados por várias entidades, com apoio da prefeitura, que também realiza algumas das atividades.
Nesta terça-feira (18) haverá o evento Ecos da Ancestralidade – vozes negras em movimento, com organização do Pai Silvio de Xangô, no Templo e Espaço Cultural Ylê Axé Xangô.
Na quarta-feira (19) será feita a entrega da Medalha Negro Zumbi, na Câmara Municipal. Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, às 8h30, haverá sessão solene na sede da escola de samba Grasifs com entrega do Calendário Afro 2026 às famílias dos homenageados. Também haverá apresentação do coral Black Soul.
De quinta-feira (20) a domingo (23) o Grupo Ginástico recebe o evento Afrovibes. No sábado (22) tem missa afro às 18 horas na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
No dia 28, às 15 horas, a Philarmonica sediará o Chá de Rainhas – Encontro de Matriarcas, com idosas da comunidade negra relembrando momentos vividos nos clubes negros e nos espaços de resistência na cidade.
No dia 29, no Tamoyo, será realizado encontro de mulheres negras com o tema Zumbi e Companheiros, com realização da equipe Palmares.
Também no Tamoyo, no dia 30, será realizada a festa de encerramento do Mês da Consciência Negra.

A diversificação é uma das marcas do Mês da Consciência Negra deste ano. No sábado (15), na academia MM Boxe, o evento Black Music Boxe teve exibição de boxeadores, batalha de MC’s e roda de samba com o projeto Quintal das Pretas.
Na semana passada também houve visita de professores coordenadores da rede pública municipal da educação ao Sesc de Piracicaba, para verem a exposição Karingana – presença negra no livro para as infâncias.





