Tradicional escola Amarelo e Branco leva à avenida o enredo “Sonhar não custa nada, desistir custa um sonho” e ainda abre vagas para quem deseja desfilar em seu jubileu de ouro
Rio Claro já respira Carnaval e, neste ano, a Passarela do Samba será palco de mais uma grande celebração da cultura popular. No sábado, 14 de fevereiro, a programação tem início às 20h15 com o desfile da Corte Momesca. Na sequência, às 20h30, o Ritmo Alvinegro abre a noite de apresentações e, às 22h05, será a vez de uma das escolas mais tradicionais da cidade: a Grêmio Recreativo Esportivo Beneficente e Cultural Escola de Samba A Casamba.
Em 2026, a escola comemora um marco histórico: seus 50 anos de fundação. E a festa promete ser ainda mais especial com a participação da comunidade. A diretoria convida os apaixonados pelo Carnaval a integrarem o desfile deste ano. Ainda há vagas em algumas alas e os interessados podem comparecer à sede social, localizada na Rua 3-A, nº 1105, Vila Martins, nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, para conversar com a equipe de Harmonia, escolher sua ala e fazer parte desse momento inesquecível.

A Casamba nasceu do sonho de um grupo de amigos que, em 1975, durante uma viagem pós-Carnaval dentro de uma Kombi, decidiu criar uma escola de samba. Assim surgiu a agremiação, cujo nome reúne três elementos essenciais da folia: cachaça, samba e batuque. Oficialmente fundada em 1976, a escola adotou as cores amarelo e branco e o símbolo do sol nascente, representando energia, alegria e renovação.
Ao longo de sua trajetória, a Casamba construiu uma história marcada por inovação e conquistas. Foi a primeira escola de samba de Rio Claro a alcançar o tricampeonato e protagonizou desfiles memoráveis, como: em 1980 que a Escola conquistou o tricampeonato com o enredo: A criação do mundo segundo a lenda tupinambá. O refrão deste samba ainda ecoa no saudosismo e também no esquenta da Escola. Em 2014, considerado um dos mais luxuosos de sua história, e o de 2016, que celebrou suas quatro décadas com um espetáculo grandioso.

Personalidades como Luciano Szafir, Sheila Mello, Graciane Barbosa, Belo e Aline Campos já passaram pela avenida defendendo as cores da escola.
Neste Carnaval, a agremiação leva para a passarela o enredo “Sonhar não custa nada, desistir custa um sonho”, que celebra sua trajetória e o jubileu de ouro. A narrativa apresenta a escola como uma criança sonhadora que cresceu ao longo dos anos, transformando sonhos em desfiles e construindo uma história de emoção, superação e amor pelo samba.
Com cerca de 550 integrantes previstos para o desfile de 2026, a Casamba promete um espetáculo vibrante, com a energia da Rainha de Bateria Joice de Lima, o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira Rafael Tomé e Thais Scaravato e a dedicação de toda a comunidade casambeira.
O último ensaio irá acontecer nesta quinta-feira (12) ás 19horas, na sede social da escola, reunindo ritmistas, componentes e apaixonados pelo Carnaval que ajudam a transformar o sonho em realidade a cada batida de tamborim.
Ficha técnica A Casamba
Presidente: Leonardo Acacio Amadeu Corochel
Vice-presidente: Osvaldo Geniselli Neto
Diretor de Carnaval: Daniel Felipe Carneiro
Diretor Geral: Eduardo Lotumolo Junior
Fundação: 1976
Cores: Amarelo e branco
Símbolo: Sol nascente
Rainha de bateria: Joice de Lima
Mestre-sala e porta-bandeira: Rafael Tomé e Thais Scaravato
Número estimado de integrantes: 550
A Casamba convida toda a população para viver de perto esse momento histórico. Mais do que um desfile, a apresentação será uma grande celebração da memória, da cultura e do sonho coletivo que há meio século transforma o Carnaval de Rio Claro em uma verdadeira ópera popular a céu aberto.
Já está no ar o samba-enredo da Casamba 2026!
A emoção dos 50 anos da A Casamba já pode ser sentida em cada verso e batida. A escola convida toda a comunidade do Carnaval e os apaixonados pela folia a conferirem o samba-enredo oficial e entrarem no clima desse desfile histórico.
Clique no link, aumente o volume e venha sonhar com a Casamba, que neste ano celebra seu Jubileu de Ouro com o enredo: “Sonhar não custa nada, desistir custa um sonho”.
Prepare o coração e venha viver essa grande festa na Passarela do Samba!





