Prefeitura oferece capacitação mensal com os novos empreendedores.
A prefeitura de Rio Claro continua investindo para promover o desenvolvimento da Economia Solidária no município. Todo mês os novos empreendedores do ramo de alimentação participam de capacitação oferecida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social via gerência de segurança alimentar e nutricional.
O curso do mês de julho foi realizado na quinta-feira (25) no Centro Público de Economia Solidária, localizado no bairro Santana, e contou com participação de sete empreendedores do Programa Municipal de Economia Solidária. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as boas práticas para manipulação de alimentos. Foram abordados temas como evitar a contaminação; doenças transmitidas por alimentos; boas práticas de manipulação; higiene pessoal, ambiental, de equipamentos e utensílios; e saúde dos manipuladores de alimentos.
“A capacitação é de suma importância para que os novos empreendedores do Programa de Economia Solidária saibam as exigências necessárias para o setor de alimentação e nutrição”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.
Os cursos são realizados de forma integrada e intersetorial com participação das gerentes de Segurança Alimentar e Nutricional e de Economia Solidária, além da técnica do setor produtivo da alimentação. “Essa ação faz parte das políticas de segurança alimentar e nutricional e economia solidária desenvolvidas pela secretaria”, esclarece Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.
As políticas municipais do setor abrangem a reeducação alimentar nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Horta Solidária, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Banco de Alimentos, entre outros programas.