Por: Alina Hassem
Quando falamos de empreendedor, assimilamos a imagem mais conhecida que é a da pessoa que teve uma ideia inovadora e transformou essa ideia numa oportunidade de negócios.
Esse tipo de empreendedor é chamado de empreendedor por oportunidade, mas há também o empreendedor por necessidade.
Independentemente do tipo de empreendedor, o planejamento é fator essencial e hoje vamos falar sobre como começar esse planejamento utilizando uma academia em Rio Claro como exemplo.
O primeiro passo é estudar o mercado e buscar informações sobre o número de pessoas que poderiam ter interesse no serviço. Essas informações podem ser acessadas por sites de pesquisa e conversas com pessoas que são da mesma área de atuação da empresa.
O segundo passo é trabalhar na segmentação de mercado separando quais os clientes que serão atendidos e com qual oferta de valor (o torna esta academia diferente das demais para esses potenciais clientes?). Não esqueçam de conversar com potenciais clientes, fazer pesquisas para validar o modelo de negócio, incluindo o preço.
Uma forma de organizar o modelo de negócios é usar uma ferramenta chamada canvas que é um quadro formado por nove partes. Visualmente é simples, pode ser feito num papel, com post-its, no computador, não importa muito e a proposta é usar o canvas de forma dinâmica, alterando sempre que necessário. O importante é que, ao utilizá-lo, o empreendedor tem a oportunidade de planejar e analisar melhor a sua proposta de negócio, vou explicar cada um dos blocos.
Vamos às explicações:
Segmento de Clientes: para quais clientes a empresa estão criando valor?
Proposta de Valor: o que a empresa está oferecendo de diferente dos concorrentes para os clientes.
Canais de Distribuição – quais os pontos de contato com o cliente? O atendimento será online, presencial, a empresa terá escritório/loja.
Fontes de Receita: como a empresa irá cobrar pelo serviço e qual o valor, qual a forma de pagamento? São as perguntas-chave que devem ser respondidas nesse bloco.
Recursos Principais: quais recursos a empresa precisa, por exemplo, recursos humanos, escritório, equipamentos, móveis…
Atividades-Chave: quais atividades são essenciais para a empresa.
Parceiros Estratégicos e Fornecedores: quais parceiros e/ou fornecedores são estratégicos para a empresa?
Estrutura de Custos: quais os custos mais importantes e necessários da empresa e quais os mais caros.
O modelo de canvas está disponível em diversos sites, vou deixar aqui o link do site do SEBRAE que tem, além do modelo, vídeos e artigos. https://sebraecanvas.com/#/
Se tiverem dúvidas ou quiserem saber mais informações, deixem uma mensagem aqui que eu respondo.
Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.
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