Anuncie aqui
Anuncie aqui

Professor da Fatec Sorocaba adapta máscara de mergulho para tratar COVID-19

Docente integra grupo de voluntários que produz aparelho de ventilação de baixo custo; equipamento já foi entregue a mais de 100 hospitais.

 

Anuncie aqui

O enfrentamento da pandemia tem possibilitado o desenvolvimento de soluções baratas e de alto impacto para o tratamento da Covid-19. O coletivo Motirõ, formado por profissionais de diversas especialidades, está transformando máscaras de mergulho em equipamentos de ventilação não invasiva (VNI) para pacientes infectados pelo novo coronavírus. O grupo já produziu e distribuiu 2.500 máscaras para mais de 100 hospitais da rede pública do país.

A máscara VNI garante benefícios como segurança, baixo custo, escalabilidade e mais conforto ao paciente. “Esta terapia é uma opção adequada ao infectado menos grave e o seu uso pode evitar a necessidade de intubação”, explica o professor da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Sorocaba, um dos colaboradores do Motirõ, Elvio Franco.

A máscara adaptada cobre todo o rosto e proporciona vedação completa garantindo mais segurança à equipe de profissionais de saúde e podendo ser utilizada também em enfermarias.

A adaptação da máscara de mergulho é feita por meio da substituição do snorkel (tubo respirador) por válvulas produzidas em impressoras 3D e encaixadas diretamente em ventiladores mecânicos. A mudança na peça inclui ainda a colocação de um filtro para controlar a saída de ar e reduzir o risco de contaminação do ambiente por aerossóis eliminados pela expiração do paciente.

A produção deste tipo de equipamento é open source e está acessível na internet para ser reproduzida. Com apoio de empresas e entidades, os voluntários do coletivo Motirõ continuam produzindo e distribuindo mais equipamentos para a rede hospitalar do Estado de São Paulo e outros catorze estados brasileiros.

Mutirão pela vida

Médicos do coletivo Motirõ e da Universidade de São Paulo definiram um protocolo para uso da máscara VNI e são responsáveis pelo treinamento de enfermeiros, fisioterapeutas e médicos de instituições que estão recebendo o equipamento.

A tecnologia para adaptação da máscara de mergulho foi inspirada na experiência de hospitais italianos. O aparelho VNI foi reconhecido como alternativa à intubação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e passou a ser replicado em outros países.

O coletivo Motirõ continua desenvolvendo outros equipamentos para ajudar no tratamento da Covid-19, como tenda hospitalar que isola o paciente num ambiente com exaustão filtrada, capuz e poncho para proteção de profissionais de saúde que estão na linha de frente, além de respirador pessoal de baixo custo.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Conferência de Saúde aprova mais de 300 propostas

Cerca de 120 pessoas participaram da conferência municipal no sábado (5). Rio Claro realizou no sábado (5) a 16ª Conferência...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Militar prende autor de furto de celular em ônibus na...

Suspeito confessou o crime e foi encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça. Na manhã de ontem (02), a Polícia Militar foi acionada...

Gerente do tráfico do Araucária é preso pela Polícia Civil por...

Homem conhecido como “Leozinho” foi capturado em operação do 2º Distrito Policial de Rio Claro; ele exercia papel de liderança no tráfico e participou...

Guarda Civil resgata quati em residência no Jardim Nova Rio Claro

Patrulha de Proteção Ambiental/Animal realizou a captura do animal, que foi avaliado e devolvido à natureza em segurança. Na noite de 14 de março de...
Anuncie aqui

Carnaval 2025 no Clube de Campo: Quatro Dias de Alegria e...

Evento contou com bailes animados para todos os públicos e reuniu grandes atrações musicais O Clube de Campo de Rio Claro brilhou no Carnaval 2025...

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...
Anuncie aqui