Anuncie aqui

Compras, livros e o universo virtural

 

Por: Alina Hassen

Escrevi um artigo em que abordava o financiamento coletivo (crowdfunding) como sendo uma força determinante que os consumidores ganharam para escolher os produtos que eles querem ver sendo produzidos.

Anuncie aqui

No artigo utilizamos o conceito de pró- consumidor descrito por Alvin Toffler no livro a Terceira Onda.

Recentemente, comecei a ler o livro Cauda Longa que traz uma perspectiva similar, mostrando a evolução do mercado de nicho com o desenvolvimento das lojas online.

O livro a Cauda Longa compara a loja física com a loja online mostrando que porque a loja física tem uma limitação de espaço, esse é um canal de distribuição que precisa escolher os produtos que estarão disponíveis para a venda e essa escolha tem uma base econômica em sua decisão: são os livros que mais vão vender, são os produtos mais procurados ou que devem ser mais procurados no futuro próximo. Em resumo, muito fortemente nas lojas físicas, prevalece a demanda influenciando as decisões dos varejistas.

Nas lojas virtuais, o espaço é quase que ilimitado; é possível oferecer mais produtos focados em nicho de mercado: mesmo que poucas pessoas comprem aquela música, ou aquele livro, ainda assim, compensa financeiramente mantê-los disponível no site.

A Cauda Longa é de 2004, e o autor mostra que uma livraria grande consegue manter, cerca de 100 mil títulos disponíveis, esses mesmos títulos representam menos de 25% dos títulos vendidos na Amazon, justamente, porque na Amazon, não há limitação de espaço para a oferta dos produtos, sobretudo nas versões digitais.

Por essa perspectiva, hoje em dia, é mais fácil para empreendedores ou pessoas que queiram desenvolver projetos, seja escrever um livro, desenvolver um jogo de tabuleiro ou para computador, desenvolver algum produto, encontrar plataformas ou canais de vendas.

Na parte de financiamento de projetos, o próprio crowdfunding tem se mostrado uma possibilidade para que as pessoas divulguem seus projetos e existem sites especializados para diversos tipos de campanhas. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto, a kickante, catarse, benfeitoria são alguns exemplos de sites de financiamento coletivo.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Demais artigos da autora:

Desenvolver a sua ideia e transformá-la numa empresa é a realização do seu sonho?

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Empresa contesta edital de concorrência da iluminação

O Diário Oficial do Poder Legislativo informa em sua mais recente edição que a empresa Worldcom Comercial Ltda deu entrada, no último dia 16,...

Inábeis; não ímprobos!

Por: William Nagib Filho Essa atmosfera que caracteriza o pleito eleitoral provoca incontáveis reflexões na população. Algumas sérias, outras gozações nas redes sociais que servem,...

Segmento “turbulento”

Bastidores da Política

Anuncie aqui

Mais notícias

Cantata de Natal no Shopping Rio Claro: Uma Celebração de Música e Inclusão

Evento gratuito contará com a participação do Coral Artevida e apresentações especiais, promovendo a magia do Natal com acessibilidade e talento. No próximo dia 21...

Festa Nordestina no Parque Lago Azul une cultura, gastronomia e diversão até domingo

Primeira noite destacou atrações, mas público foi abaixo do esperado; estrutura recebe elogios A tradicional Festa Nordestina retornou ao Parque Lago Azul, trazendo o melhor...