Anuncie aqui

Compras, livros e o universo virtural

 

Por: Alina Hassen

Escrevi um artigo em que abordava o financiamento coletivo (crowdfunding) como sendo uma força determinante que os consumidores ganharam para escolher os produtos que eles querem ver sendo produzidos.

Anuncie aqui

No artigo utilizamos o conceito de pró- consumidor descrito por Alvin Toffler no livro a Terceira Onda.

Recentemente, comecei a ler o livro Cauda Longa que traz uma perspectiva similar, mostrando a evolução do mercado de nicho com o desenvolvimento das lojas online.

O livro a Cauda Longa compara a loja física com a loja online mostrando que porque a loja física tem uma limitação de espaço, esse é um canal de distribuição que precisa escolher os produtos que estarão disponíveis para a venda e essa escolha tem uma base econômica em sua decisão: são os livros que mais vão vender, são os produtos mais procurados ou que devem ser mais procurados no futuro próximo. Em resumo, muito fortemente nas lojas físicas, prevalece a demanda influenciando as decisões dos varejistas.

Nas lojas virtuais, o espaço é quase que ilimitado; é possível oferecer mais produtos focados em nicho de mercado: mesmo que poucas pessoas comprem aquela música, ou aquele livro, ainda assim, compensa financeiramente mantê-los disponível no site.

A Cauda Longa é de 2004, e o autor mostra que uma livraria grande consegue manter, cerca de 100 mil títulos disponíveis, esses mesmos títulos representam menos de 25% dos títulos vendidos na Amazon, justamente, porque na Amazon, não há limitação de espaço para a oferta dos produtos, sobretudo nas versões digitais.

Por essa perspectiva, hoje em dia, é mais fácil para empreendedores ou pessoas que queiram desenvolver projetos, seja escrever um livro, desenvolver um jogo de tabuleiro ou para computador, desenvolver algum produto, encontrar plataformas ou canais de vendas.

Na parte de financiamento de projetos, o próprio crowdfunding tem se mostrado uma possibilidade para que as pessoas divulguem seus projetos e existem sites especializados para diversos tipos de campanhas. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto, a kickante, catarse, benfeitoria são alguns exemplos de sites de financiamento coletivo.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Demais artigos da autora:

Desenvolver a sua ideia e transformá-la numa empresa é a realização do seu sonho?

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Previsível, relatório da CPi da Vacina defende arquivamento

Ao contrário dos antigos filmes de suspense, no caso da CPI da Vacina de Rio Claro nem o mordomo é culpado. Tão previsível quanto...

Bastidores da Política

PEREIRINHA QUER EMPRÉSTIMO Em fevereiro de 2019, depois de um bombardeio de críticas dos vereadores da oposição, o então prefeito Juninho (DEM) retirou da Câmara...

A Grande Mudança

Anuncie aqui

Mais notícias

Três bares da Região Metropolitana de São Paulo são interditados pela Vigilância Sanitária

Medida cautelar ocorre após registros de casos de intoxicação por metanol em apuração sobre falsificação de bebidas alcoólicas. As Vigilâncias Sanitárias do Estado e do...

Guarda Civil resgata cães vítimas de maus-tratos no bairro Santana

Patrulha de Proteção Ambiental encontrou cadela debilitada e filhotes em ambiente insalubre; ocorrência foi registrada como maus-tratos na Polícia Civil. Na manhã de sábado (27),...