Pesquisa feita pelo GetNinjas aponta serviços mais solicitados por brasileiros entre março e setembro deste ano.
A pandemia desencadeou novos hábitos, comportamentos e necessidades, principalmente por conta do isolamento social. Ao passarem mais tempo em casa, as pessoas passaram a usar mais seus eletrônicos, bem como começaram a ver melhorias que poderiam ser feitas. Consequentemente, a demanda por serviços que envolvem reparos de aparelhos de uso pessoal/doméstico, reformas de pequeno a médio porte e até mesmo mudanças residenciais aumentou, é o que aponta uma pesquisa do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que listou os profissionais mais demandados entre março e setembro no país.
Entre os mais de 500 tipos de serviços oferecidos pelos mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados, o pedreiro foi o mais demandado no país, somando mais de 119 mil solicitações entre março e setembro deste ano. A segunda e terceira posições são ocupadas, respectivamente, por profissionais que realizam mudanças e carretos (108 mil pedidos) e técnicos de celular (105 mil pedidos). Em quarto lugar, com mais de 98 mil solicitações, está o técnico de televisão.
De acordo com Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, o aumento na demanda por profissionais como pedreiro, montadores de móveis e eletricista é uma consequência direta da pandemia. “Por conta da reclusão e de adaptações como o Home Office e estudos remotos, as pessoas começaram a buscar melhorias em casa para terem mais conforto, seja para fins de lazer ou trabalho. Elas passaram a notar que os cômodos não eram tão funcionais e problemas que antes eram facilmente esquecidos na correria do dia a dia se tornaram inadiáveis”, analisa. Para o empreendedor, situação semelhante impulsionou a busca por profissionais de Assistência Técnica, pois o trabalho, estudo remoto e ligações familiares por vídeo chamada exigiram mais uso e desempenho de smartphones, por exemplo.
Confira o ranking dos 15 profissionais mais solicitados neste período:
1º lugar – Pedreiro
2º lugar – Mudanças e Carretos
3º lugar – Técnico de Celular
4º lugar – Técnico de Televisão
5º lugar – Montador de Móveis
6º lugar – Eletricista
7º lugar – Diarista
8º lugar – Técnico de Geladeira e Freezer
9º lugar – Advogado
10º lugar – Encanador
11º lugar – Marceneiro
12º lugar – Psicólogo
13º lugar – Técnica de Notebooks
14º lugar – Marido de Aluguel
15º lugar – Técnico de Lava roupa
Ao levar em consideração todas as categorias do aplicativo, o aplicativo registrou mais de 2,4 milhões de serviços solicitados pelos brasileiros entre março e setembro. Além disso, nesse mesmo período, cerca de 400 mil novos profissionais se cadastraram na plataforma.
Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados. A startup também é membro da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), além de integrar sua solução em parceria com grandes marcas, como Saint-Gobain, Pão de Açúcar, SENAI, Vivo Empresas, Cielo Pay, entre outros. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.