Anuncie aqui

A importância do networking para o sucesso das campanhas de crowdfunding

Por: Alina Hanssen

O processo de captação de dinheiro através de campanhas de Financiamento Coletivo (crowdfunding) consiste em disponibilizar informações sobre o um projeto numa plataforma especializada (plataforma de crowdfunding), que nada mais é que um site da internet com ferramentas de pagamento, visualização de vídeos e textos.

Deste modo, o idealizador de um projeto ou empreendedor ao criar a campanha disponibiliza informações sobre projeto que pode ser para uma empresa ou pessoal e, as pessoas interessadas em ver esse projeto desenvolvido, fazem contribuições financeiras (pagamentos.) Essas contribuições acabam sendo feitas por pessoas conhecidas do empreendedor e outras totalmente desconhecidas da sua rede de relacionamento.

Anuncie aqui

Network é uma conhecida expressão que designa o nosso círculo de relações. Networking é o processo de cultivar rede, que segue alguns princípios específicos.

Em uma campanha de financiamento coletivo, as contribuições acontecem em ondas. O empreendedor ou idealizador do projeto interage, primeiramente, com seus amigos conhecidos mesmo que a divulgação da campanha seja feita por meio das redes sociais. As primeiras contribuições são de pessoas próximas do empreendedor, depois, em uma segunda onda é que começam as contribuições de amigos dos amigos do empreendedor e depois de pessoas desconhecidas.

Nesta parte em que pessoas desconhecidas começam a participar da campanha é que encontramos mais uma singularidade do financiamento coletivo: uma segunda rede de relacionamentos começa a se formar entre empreendedor e essas pessoas que até então eram desconhecidas.

O crowdfunding é uma ferramenta de captação de recursos financeiros única pois permite que o empreendedor receba muito mais do que dinheiro: recebe feedbacks; conhece pessoas interessadas em fazer o projeto se desenvolver e; acesso a potenciais consumidores. Portanto o empreendedor deve levar esses pontos em consideração ao optar por desenvolver uma campanha.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora

PIX: uma nova forma de fazer transferências e pagamentos

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Finanças Pessoais: decisão sobre gastar menos hoje pensando no futuro.

Por: Alina Hanssen A poupança é resultado de gasto menor que renda. A decisão de quanto economizar hoje para ter mais dinheiro no futuro implica...

Intoleráveis discriminações

Anuncie aqui

Mais notícias

10º BAEP prende homem com pistola 9 mm municiada durante patrulhamento em Rio Claro

Arma foi encontrada escondida sob o banco do motorista; suspeito alegou ter comprado por R$ 7 mil devido a ameaças recebidas. Durante patrulhamento de Ações...

Projeto cultural em Rio Claro usa teatro e robótica para ensinar sustentabilidade a crianças

Iniciativa chega à cidade em agosto unindo arte, reciclagem e educação ambiental. Entre 11 e 20 de agosto 2025, alunos da rede pública de Rio...