Anuncie aqui

Anywhere office

Por: Wilian Nagib Filho

Coisas como o teletrabalho, home office e, agora, anywhere office, vêm impactando as relações laborais, comerciais e, consequentemente, os negócios jurídicos.

As contratações de viagens (lazer e trabalho), hospedagens, serviços em geral, locações e aquisição de imóveis e veículos, dentre outros, sofreram impactos negativos e positivos com a pandemia. Tem havido muito trabalho para os advogados ajustarem os acordos ou promoverem ações judiciais.

Anuncie aqui

O home office é tendência que, para milhões, será o normal de agora em diante. O que as empresas irão fazer com seus escritórios modernos ocupando vários andares em pontos nobres é uma incógnita. Não haverá o retorno de colaboradores aos antigos espaços físicos. Ficarão em definitivo em suas casas, gerando uma economia impressionante para os seus empregadores e consequente benefício ao meio ambiente.

A virtualização do trabalho mexeu de modo direto com o mercado imobiliário. Projetos de novas incorporações imobiliárias estão sofrendo alterações constantes. Parcerias envolvendo proprietários de terrenos e construtoras estão sendo afetadas pela necessidade de se acompanhar o que o mercado está agora querendo, diferentemente do que o consumidor queria há nem um ano atrás.

Se até o ano passado, por exemplo, interessava muito ao potencial adquirente um apartamento de 2 ou 3 dormitórios pequenos, o home office influenciou de tal maneira os negócios imobiliários que muitas incorporadoras alteraram os seus projetos iniciais: foram modificados para melhor atender às novas expectativas do mercado.

Ter duas ou mais garagens no projeto já não era muito o grande chamariz nos lançamentos de novos apartamentos, em razão até da explosão e grande aceitação dos transportes por aplicativo e mobilidade coletiva, a Covid (e as doenças que virão cada vez com mais intensidade de tempos em tempos) provocou nos arquitetos um repensar modificativo, na medida em que volta a interessar o transporte individual até que vacinas para novos vírus surjam e (venham) rápido. Aliás, o poder público já está a exigir que os novos projetos tragam tomadas para os modernos veículos híbridos ou totalmente elétricos. Nessa inclinação de modernidade e preocupação sanitária, o tamanho das unidades passa a merecer mais metros quadrados, até porque, se o trabalho será mais em casa, maior conforto e privacidade serão necessários, minimizando a sensação de confinamento.

Aqueles que não fecharam suas portas após tanto tempo de crise, os resorts de luxo pegaram carona (juntamente com as companhias aéreas) no anywhere office e estão oferendo serviços para que as crianças possam se divertir e estudar ao mesmo tempo (já que também só têm aulas on line). Alguns estabelecimentos contrataram pedagogos para auxiliar os alunos. Os provedores de acesso à nuvem acompanham o anywhere office e também figuram nesse mercado aquecido.

Assim, famílias que podem flexibilizar o trabalho e conseguem passar dias num hotel ou em localidades distantes de ondem moram e desempenham presencialmente suas atividades, têm também impulsionado novas relações negociais.

A pandemia e sua decorrente virtualização do trabalho dá uma chacoalhada no mercado imobiliário e suas inerentes relações comerciais, ao mesmo tempo em que ressuscita o turismo em novos contornos, impensados noutros tempos.

Colaborador: Wiliam Nagib Filho – Advogado e Conselheiro da OAB/SP

Confira outros artigos do colaborador:

Homens e Livros

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Polícia de SP prende 18 pessoas em operação na região da Cracolândia

Entre os presos, 16 respondem por envolvimento com o tráfico de drogas e outros dois são foragidos da Justiça. A Secretaria de Segurança Pública de...

Bastidores da Politica

Por: José Rosa Garcia O Cartório da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, do TCE, publicou no Diário Oficial do Poder Legislativo desta terça-feira (12), o...
Anuncie aqui

Mais notícias

Futuro do Trabalho: a aposta do McDonald’s na Geração Z

Formada por nascidos entre 1997 e 2012, a Geração Z já representa uma força significativa no mercado de trabalho. Essa geração, moldada por eventos...

Julinho Lopes confirma segunda emenda de R$ 1 milhão para o Centro de Reabilitação Princesa Vitória

O vereador Julinho Lopes (Progressistas) confirmou a indicação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão destinada ao custeio dos serviços de...