São Paulo amanheceu com céu avermelhado, bonito, tranquilo, depois do temporal do meio da madrugada. O calorão marca o dia, mas as fortes pancadas de chuva poderão voltar no fim da tarde ou à noite. A tarde de hoje pode ser a mais quente do ano até agora.
Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória também podem ter a tarde mais quente do ano. O Rio deve ser novamente entre as capitais a mais quente e um dos locais mais calorentos do país nesta quinta-feira, com previsão de temperatura máxima de 39°C. O recorde na cidade do Rio de Janeiro poderá ser batido pelo segundo dia consecutivo .
Um sistema de alta pressão atmosférica e um vórtice ciclônico em altos níveis atuam sobre a Região Sudeste reduzindo a umidade no ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva.
Só tem previsão de algumas pancadas de chuva para São Paulo, mesmo assim, o calor é intenso.
Recordes de calor atuais para 2021 de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia:
Rio de Janeiro: 39,0°C 27/1
Belo Horizonte: 31.7°C em 1 e 7/1
São Paulo: 32,1°C em 18/1
Vitória: 33,5°C em 20/1
Temporal da madrugada (28/1)
Áreas de instabilidade que se formaram entre a região de Campinas e a Grande São Paulo na noite da quarta-feira, 27 de janeiro, se intensificaram na madrugada desta quinta-feira, 28, e se espalharam sobre a Grande São Paulo trazendo fortes pancadas de chuva também para a cidade de São Paulo.
Trovoadas muito fortes podiam ser ouvidas em vários bairros da cidade de São Paulo por volta das 3 horas da madrugada. Aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento 57 km/h.
Volumes de chuva
Em apenas uma hora de chuva foram registrados acumulados entre 20 e quase 60 mm na região da Grande São Paulo.
O Centro de Gerenciamento de Emergências registrou chuva intensa entre 2 e 3 horas da madrugada desta quinta-feira, 28, em vários bairros da capital.
Fonte: Climatempo