Por Paloma Delfonso
Coluna da Clarice Lispector #10
Maus tratos, uma das questões que mais se destacam na atualidade. Infelizmente, hoje em dia há muitas pessoas sem coração e que cometem crueldades contra os animais. Esse fato não é apenas do Brasil. Sabe-se que ocorre também em outros países e muitas vezes é em forma de diversão, como se maltratar os animais fosse brincadeira. Essa situação é ridícula e inadmissível em qualquer parte do planeta. Exemplo dessa selvageria é a tourada que acontece na Espanha e em outros países. Existem brigas de galo, de cachorros, de canários, rodeios que são famosos no Brasil. Em todos esses eventos há disputa e apostas que envolvem muito dinheiro e a vida dos animais.
No Brasil, maltratar um animal é crime previsto em lei (9.605-98). A pena para quem for condenado vai de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais. Felizmente, muitos animais que sofreram violência têm a oportunidade de receber amor e carinho em um novo lar.
Para amparar esses pets, algumas ONGS criam programas que beneficiam cães e gatos que possuem alguma deficiência, além de animais idosos. Em parceria com clínicas veterinárias, apadrinhar um pet com essas características e contribui em três frentes: com doação de alimentos, com ações de incentivo à adoção de cães e gatos com esse perfil e com orientações de como cuidar desses pets.
Por fim, se você tem animais deve educá-los da melhor maneira possível. Se o seu animal faz algo errado, deve repreendê-lo de modo a fazê-lo entender que o que fez está errado e não espancá-lo! Leve o seu animal de estimação ao veterinário, alimente-o, acaricie-o, RESPEITE-O.
É lamentável o elevado número de casos de animais envenenados e maltratados, bem como a falta de respeito que as pessoas têm para com eles. Tudo isto é condenável e deve ser punido! Não podemos esquecer de que todos os animais, tal como nós, têm sentimentos. Também são capazes de manifestar amor, medo, tristeza, alegria e ansiedade. A única diferença é que eles nos respeitam!
*O artigo de opinião foi escrito por Paloma Delfonso, da escola Zita de Godoy Camargo, participante da Agência de Publicidade Lima Barreto. Confira: https://agencialimabarreto.wordpress.com/