A Mercedes-Benz confirmou que fechou a venda da fábrica de Iracemápolis (SP) para a chinesa Great Wall. O acordo vinha sendo costurado e se tornou um rumor do setor no último mês.
A Chinesa adquiriu a fábrica, terreno de 1,2 milhão m² e também os equipamentos de produção que já existem no local. O valor do negócio, conforme a Mercedes-Benz não pode ser divulgado por questões estratégicas.
Apesar disso, a Mercedes-Benz manterá o campo de provas que tem em Iracemápolis em parceria com a Bosch. O que acontece é que eram duas instalações separadas apesar de próximas, sendo que o campo de provas, hoje, é exclusivamente para o teste de veículos pesados, como ônibus e caminhões, da marca alemã.
Em uma segunda fase do projeto, a Mercedes-Benz e a Bosch pretendem abrir o espaço para aluguel e testes de veículos e componentes, tanto de pesados, quanto de automóveis.
Desativada
A empresa encerrou a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis (SP), em dezembro de 2020. A decisão foi tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro, em face da pandemia da Covid-19.
A fábrica de Iracemápolis foi inaugurada em 23 de março de 2016 e produzia o Mercedes-Benz Classe C e o Mercedes-Benz GLA.